segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Americano encontra doadora de rim pelo Facebook

As redes sociais adquiriram uma nova função para a medicina: o espaço é usado para encontrar doadores de órgãos. Sites como o Facebook se tornaram úteis principalmente para os transplantes de rim e fígado, que podem ser feitos entre pessoas vivas.
É o caso do norte-americano Damon Brown, de Seattle. Enquanto esperava na fila do transplante, com sessões regulares de diálise, ele fez uma página no Facebook com o nome de “Damon Kidney” (rim de Damon, em inglês), procurando doadores. Amigos e familiares compartilharam e passaram o pedido para frente.
Nesta terça-feira (3), Damon receberá o rim de uma conhecida de sua mulher, que não era uma amiga muito próxima da família. “Ela disse que não era exatamente por mim. Era pelos meus filhos, porque eles merecem ter um pai por perto”, disse o homem de 38 anos, que tem dois meninos, um de três e outro de cinco anos.
Para poder fazer a doação, Jacqueline Ryall, de 45 anos, teve que passar por exames para conferir se o órgão era compatível e se sua saúde estava bem.
“Estou fazendo isso porque ele tem filhos e é um homem bom”, confirmou a doadora. Ela diz que pesquisou bastante e que não tem medo de sofrer problemas de saúde devido à doação. “No momento, está muito claro para mim que estou fazendo a coisa certa”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário