quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Energias fósseis - Gás - Relações entre Turquia e Chipre Filão de gás natural aumenta tensões no mediterrâneo





O filão de gás natural no leste do mediterrâneo está a inflamar antigas rivalidades entre a Turquia e Chipre e existe o risco de resultar num conflito se não houver contenção.
Em Ankara, o primeiro-ministro Turco Recep Tahiip Erdogan acusou Chipre de sabotagem das negociações de reunificação e criticou indiretamente a ONU.
“Os gregos cipriotas estão a levar a cabo uma sabotagem em nome da exploração petrolífera… Mas as instituições cuja missão é protegerem a paz permanecem silenciosas. É esta a maneira de resolver os problemas? Os problemas não são resolvidos desta maneira. Muitos assuntos internacionais estão paralisados, todos os países têm que ver isso agora”, declarou.
A Turquia já enviou um navio de exploração com alegada escolta naval para a Zona Económica Exclusiva marítima de Chipre – o sul da ilha é estado membro da UE. Argumenta que primeiro é preciso resolver o estatuto da ilha dividida desde 1974 entre cipriotas gregos e cipriotas turcos, pois, defende, os “recursos são de todos os cipriotas”.
Israel também tem interesses na zona.
As negociações de reunificação da ilha de Chipre arrastam-se. Ancara fez saber que não reconhecerá a presidência rotativa da UE quando Nicósia assumir a função no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário