quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Conflito armado - Líbia - Muammar Kadhafi - Revoluções no mundo árabe A cidade de Kadafi nas mãos dos rebeldes





Sirte, a cidade berço de Muammar Kadafi, cai mas mãos das forças rebeldes líbias, que conseguiram tomar esta terça-feira o centro e controlar vários pontos considerados estratégicos.
Os combatentes tomaram o controlo do porto, da universidade Etthadi e da ilha de Dhoran, mas os os combates eram ainda, esta manhã, muito violentos.
Os rebeldes afirmam que Sirte será libertada no máximo nas próximas 48 horas.
Os membros das brigadas pró-Kadafi continuam muito ativos e ter-se-ão agora deslocado para leste onde enfrentam os rebeldes que controlam essa zona.
Os ataques da NATO e os incessantes bombardeamentos das últimas horas debilitaram a resistência das forças do antigo regime e provocaram o pânico entre suas fileiras, segundo os rebeldes.
O país vive ainda dias de muita instabilidade.
Em Tripoli o aeroporto internacional é guardado pela brigada Zitan cujo comandante explica ser necessária esta presença militar, “não se trata de uma ocupação mas de uma força de segurança para garantir o máximo de estabilidade à capital”.
Uma televisão estatal do antigo regime informa hoje no seu site que Muammar Kadafi declarou que permanece na Líbia e que deseja morrer como “mártir”.
A presença ou não do antigo ditador no país é no entanto difícil de confirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário