quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bruxelas quer que Grécia apresente “propostas convincentes”





A Grécia espera receber a sexta tranche de ajuda internacional em setembro, apesar de Atenas e troika terem suspendido as conversações na semana passada.
Mas o presidente da Comissão Especial do Parlamento Europeu para a Crise Financeira e Económica deixa bem claro que para receber o dinheiro, Atenas precisa de ser convincente. “A Grécia não está a cumprir as condições do plano de austeridade e os gregos precisam de colocar algumas propostas convincentes na mesa sobre como voltar ao plano que fizeram antes e que é a base do segundo resgate”, sublinhou Wolf Klinz.
Pela primeira vez na história, os juros da dívida grega a dois anos ultrapassaram, esta segunda-feira, os 50 por cento.
“O governo grego tem ainda o benefício da dúvida por parte da troika que vai retomar dentro de 10 dias a avaliaçao das medidas de austeridade. Mas a Comissao Europeia deixa bem claro que se não forem cumpridos os objectivos em termos de reforma fiscal e do orçamento para 2012, poderá ser cancelada a próxima tranche do empréstimo. Para Bruxelas está em causa a credibilidade de todo o processo, numa altura em que os parlamentos dos países da Zona Euro se preparam para ratificar um novo plano de ajuda”, realça Isabel Marques da Silva, jornalista da Euronews em Bruxelas.
Copyright © 2011 euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário