sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estados Unidos alertam mundo para vírus raro


Foto: DivulgaçãoAs autoridades sanitárias dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira sobre a incidência de um vírus raro que matou três pessoas e deixou mais de cem doentes entre Japão, Filipinas, Holanda e os próprios norte-americanos nos últimos dois anos.
Definido como enterovírus humano 68 (HEV68), sua contaminação trás perigos graves para as crianças, como apontou o entro para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). O HEV68 tem ligação muito próxima ao rinovírus humano, que provoca o resfriado comum.
O vírus já foi encontrado em seis variedades de mutação no mundo, mas mantém como sintomas principais a tosse, dificuldade respiratória e chiado. Até agora o maior número de casos foi observado no Japão, que reportou 120 doentes em 2010. Ainda assim, o CDC não pôde confirmar todos.
Outros 21 casos foram registrados nas Filipinas entre o fim de 2008 e o início de 2009, com duas mortes, informou o CDC.
Apesar do alerta imediato dos Estados Unidos, o vírus foi detectado pela primeira vez em 1962, na Califórnia, em quatro crianças. O que muda é a maior incidência dos casos. Segundo o CDC, ainda não há como afirmar se a elevação de registros é resultado de uma maior proliferação da doença ou se é fruto da facilidade atual de diagnósticos mais precisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário