segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Huntsman abandona campanha, e Romney capitaliza

Ex-governador de Utah desiste de concorrer nas primárias republicanas e endossa o favorito

CORRESPONDENTE
Publicado:
Atualizado:

Pré-candidato republicano, Jon Huntsman não conseguiu conquistar o eleitorado de seu partido
Foto: JESSICA RINALDI / REUTERS
Pré-candidato republicano, Jon Huntsman não conseguiu conquistar o eleitorado de seu partidoJESSICA RINALDI / REUTERS
NOVA YORK - Denunciando o tom "tóxico" e acusando o presidente Barack Obama de estimular a "luta de classes", John Huntsman anunciou nesta segunda-feira sua saída da disputa das primárias republicanas, e passou a apoiar o candidato favorito, Mitt Romney. A desistência de Huntsman, ex-governador de Utah e ex-embaixador na China, afunila um pouco mais a disputa, agora com cinco pré-candidatos, número que pode cair ainda mais depois da etapa da Carolina do Sul, no sábado.
— Esta campanha degenerou em uma avalanche de ataques pessoais e negativos que não estão à altura do povo americano nem da história de nossa nação — disse Huntsman, ao lado da família, em um pronunciamento na Carolina do Sul, onde fez campanha até domingo à noite.
A desistência de Huntsman já era esperada desde que ele conseguiu apenas o terceiro lugar em New Hampshire, estado em que concentrou todos os seus esforços de campanha.
— Huntsman não fez campanha a sério. Ele estava tentando se tornar conhecido nacionalmente para disputar as primárias de 2016 ou, no máximo, estava concorrendo ao cargo de secretário de Estado, caso Mitt Romney se eleja presidente — disse Andrew Smith, diretor do centro de pesquisas da Universidade de New Hampshire.
Embora tenha criticado duramente Romney na campanha em New Hampshire, Huntsman foi rápido ao anunciar o apoio ao candidato que lidera todas as pesquisas:
— Chegou a hora de o partido se unir em torno do candidato mais equipado para derrotar Barack Obama, e acredito que esse homem é Mitt Romney.
Uma pesquisa do canal Fox News sobre as preferências dos americanos para as eleições de novembro reforçou as palavras de Huntsman. Nela, Romney estaria em empate técnico com Obama (46% para o presidente, 45% para o ex-governador), enquanto Gingrich e Santorum seriam facilmente derrotados. Na pesquisa, Obama bateria Gingrich por 51% a 37%, e Santorum, por 50% a 38%, se as eleições fossem hoje.
Gingrich, que foi presidente da Câmara durante o governo Bill Clinton, nos anos 1990, não se deu por vencido.
— Por que deveríamos votar no cara que perdeu para o cara que perdeu para Obama em 2008? — disse Gingrich, referindo-se a Romney, que nas primárias de 2008 perdeu para John McCain, que veio a ser derrotado pelo democrata.
Rick Perry, aposta para a próxima desistência
O ex-governador de Massachusetts continua subindo nas pesquisas e consolidando sua vantagem nas pesquisas regionais, tanto na Carolina do Sul como na Flórida, onde a votação ocorrerá no dia 31. Segundo o site Real Clear Politics, que agrega as principais pesquisas, Romney tinha ontem 29,7%, em média, na Carolina do Sul, seguido por Newt Gingrich, com 22%, Ron Paul, com 15%, e Rick Santorum, com 14,3%.
Nas pesquisas realizadas, ainda não pôde ser avaliado o impacto da decisão dos líderes evangélicos do Sul do país, que decidiram apoiar Santorum. Em reunião no sábado, no Texas, os líderes fecharam apoio a Santorum, um fervoroso católico, simpatizante da Opus Dei, que condena o casamento gay, o aborto, e até o uso de anticoncepcionais.
Já na Flórida, a vantagem de Romney é ainda maior: ele tem 37,7%, contra 22,7% de Gingrich e 16% de Santorum, de acordo com o agregado de pesquisas do Real Clear Politics. O governador do Texas, Rick Perry, que está em último lugar tanto na Carolina do Sul quanto na Flórida, pode ser forçado a desistir da candidatura até o final do mês.


Leia mais sobre esse assunto em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário