sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

S&P rebaixa França e outros 8 países da zona do euro


Por Walter Brandimarte
NOVA YORK, 13 Jan (Reuters) - A agência de classificação de risco Standard & Poor's promoveu nesta sexta-feira um rebaixamento em massa de países da zona do euro, tirando de França e Áustria a nota AAA, a mais alta, numa decisão que pode complicar os esforços para resolver a crise da dívida europeia. A Alemanha, maior economia do bloco, foi poupada.
"As ações tomadas hoje (sexta-feira) por nossa equipe são essencialmente porque as iniciativas políticas que vêm sendo adotadas pelos políticos europeus nas recentes semanas podem ser insuficientes para enfrentar totalmente o estresse sistêmico na zona do euro", informou a agência norte-americana.
Nove dos 17 membros da zona do euro tiveram suas notas de crédito rebaixadas pela S&P. A França e outros quatro países sofreram redução em um grau, enquanto Portugal, Itália, Espanha e Chipre caíram dois graus.
Portugal teve sua nota reduzida para "junk", enquanto que a Itália passou a ter a mesma nota BBB+ que o Cazaquistão.
A S&P reafirmou os ratings de outros sete países da zona do euro. A agência informou que dos 16 países analisados, todos, exceto Alemanha e Eslováquia, estão com perspectiva negativa, o que significa que novos rebaixamentos são possíveis nos próximos dois anos.
Mais cedo, o ministro francês das Finanças, François Baroin, chegou a minimizar o impacto do rebaixamento sobre a segunda maior economia da Europa, que passou a ter a nota "AA+" pela primeira vez desde 1975.
"Isso não é uma catástrofe. É uma nota excelente, mas não é uma boa notícia", disse Baroin à TV France 2, acrescentando que o governo não iria responder com mais medidas de austeridade.
Em comunicado conjunto, os ministros de Finanças da zona do euro argumentaram que já tomaram "medidas de longo alcance" para enfrentar a crise de dívida na região e que estavam acelerando reformas para fortalecer a união econômica da região. Além disso, disseram que vão trabalhar para manter a nota máxima nos fundos de regaste da região.  Continuação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário