terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mujica visita Lula, que sofre com irritação por radioterapia

Mujica acrescentou que ele e Lula estão otimistas em relação aos rumos da América Latina. Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula/Divulgação
Mujica acrescentou que ele e Lula estão otimistas em relação aos rumos da América Latina
Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula/Divulgação

O presidente do Uruguai, José Mujica, almoçou nesta terça-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo. De acordo com seu assessor, Lula passou hoje pela décima sessão de radioterapia, de um total de 33, e reclamou de irritação na garganta. A sensação, acrescentou ele, é um efeito colateral esperado do tratamento.
O encontro foi das 13h até cerca de 15h em um hotel da zona sul de São Paulo. Mujica está de férias e foi acompanhado pela primeira-dama e senadora uruguaia, Lucía Topolansky. Também participaram do almoço o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorín, e o diretor do Instituto Lula e ex-ministro Luiz Dulci.
De acordo com o mandatário do Uruguai, eles conversaram sobre o tratamento do ex-presidente contra o câncer e seus planos para o futuro, em especial os projetos de integração da América Latina. "Os povos não se dão conta da importância concreta da integração para a sua própria vida. Talvez a China não precise de integração, mas nós precisamos. Essa foi a preocupação de Lula, e disso que falamos", disse.
Mujica acrescentou que está otimista em relação aos rumos da região. "Na América do Sul estamos vivendo um momento que nunca tivemos. Apesar de todas as dificuldades, nunca sonhamos em ser uma América Latina com a força que estamos tendo hoje." Segundo o mandatário uruguaio, sua opinião é compartilhada por Lula, que vê um cenário com estabilidade política e social.
Ao ver a saúde do ex-presidente, Mujica afirmou que ele "está bem de cabeça e do coração, com a perspicácia e alegria de sempre". Após o encontro, Lula voltou para casa. Na continuação do tratamento, ele deve passar amanhã, simultaneamente com a rádio, por uma sessão de quimioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário