terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Oscilação de energia deixou 840 mil clientes sem luz no RJ, diz Light

Segundo Furnas, poda de árvore causou curto-circuito que levou ao apagão.
Sem luz, sistema da Reduc solta fuligem e assusta funcionários.

Do G1 RJ
5 comentários
falta de energia elétrica em bairros da Zona Norte, Ilha do Governador e Baixada Fluminense afetou 840 mil clientes da concessionária Light no Rio de Janeiro. A empresa informou na tarde desta terça-feira (24) que o fornecimento foi  restabelecido por volta das 12h.
Mais cedo, a concessionária informou que houve oscilação de energia sentida em diversos bairros do Rio e interrupção no fornecimento. A falha na transmissão de energia ocorreu no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em nota a Furnas informa que o desligamento das linhas LT Angra-São José e LT Adrianópolis-São José ocorreu durante serviços de poda seletiva de árvores na altura do distrito de Lídice, em Rio Claro, no Sul Fluminense, provocando um curto-circuito que causou o desligamento de dois circuitos de 500kV que alimentam a Subestação São José, localizada na Baixada Fluminense. Não houve danos aos equipamentos, as linhas de transmissão foram imediatamente liberadas para reenergização e o abastecimento foi prontamente restabelecido.
O fornecimento de energia foi sendo restabelecido gradativamente, com a regularização para Ilha do Governador, depois os municípios da Baixada Fluminense e, posteriormente para os bairros da Zona Norte.
Segundo a assessoria de imprensa da Ampla, distribuidora de energia elétrica na Baixada, a luz foi restabelecida por volta de 11h36.
Os cerca de 100 mil moradores dos bairros de Saracuruna, Campos Elíseos, Jardim Primavera, Figueira, Mauá e Parque Império, em Duque de Caxias, ficaram sem luz em suas casas, informou a Ampla.
Nota de FurnasMais cedo, também em nota, Furnas informou que "por volta das 10h40 desta terça-feira (24) houve um desligamento dos dois circuitos de 500Kv que alimentam a sua subestação São José, localizada na Baixada Fluminense, provocando a atuação automática do esquema de controle de emergências que levou ao corte seletivo de cargas de forma a preservar o abastecimento da cidade do Rio de Janeiro como um todo. O abastecimento foi prontamente restabelecido e a empresa está apurando as causas do desligamento".
Sem luz, sistema da Reduc solta fuligem e assusta funcionários
falta de energia elétrica atingiu também o pólo industrial da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras. Com o corte de energia, o sistema que abastece o local soltou uma fuligem preta, o que assustou funcionários, que chegaram a suspeitar de incêndio nas instalações.
A assessoria da Petrobras informou que é normal a liberação de fuligem quando o sistema de energia elétrica é interrompido.
Falta de energia no Galeão e Metrô
De acordo com a Infraero, houve uma breve queda de energia, por volta de 12h05, no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. Porém, imediatamente o gerador foi acionado, e o terminal opera normalmente, ainda com o gerador.
O problema também afetou o sistema de operações do metrô, segundo a assessoria da concessionária Metrô Rio. Com isso, as estações de Inhaúma a Pavuna, na Linha 2, ficaram fechadas das 10h34 às 11h29. As viagens estavam sendo feitas somente entre Maria da Graça e Botafogo, mas, segundo a concessionária, o serviço já voltou ao normal.
A SuperVia informou que, às 12h45 desta terça, registrou problema no fornecimento da subestação de energia na estação São Francisco Xavier (ramal Deodoro). Um trem que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil não pode prosseguir viagem e os passageiros desembarcaram na plataforma da estação, de onde puderam seguir em outras composições.
O ramal Deodoro opera com intervalos regulares nesta tarde. Não houve incêndio ou registro de feridos, ainda segundo a SuperVia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário