quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os hackers são todos iguais? Websense mapeia os "5 tipos de vilões" da web

Empresa de segurança mapeou 5 tipos de hackers, desde os iniciantes, até os chamados "soldados virtuais"
12 de Janeiro de 2012 | 11:00h
Compartilhe:
  
27
Share
  Imprimir


Reprodução
Hackers
Hackers: quem nunca ouviu falar neles? Associados a nomes como Wikileaks, Anonymous, LulzSec, malwares, keyloggers e tudo mais, os famosos "vilões virtuais" têm diversas funções, mas são comumente associados a crimes, invasões e ataques a diversos tipos de vítimas através da internet.

O termo "hacker" era usado por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, para designar aqueles que "fuçavam" nos computadores, ultrapassando os limites de uso permitidos. Assim sendo, "hacker" não classifica um criminoso e sim uma pessoa que tem habilidades o suficiente para ultrapassar barreiras que um usuário comum não conseguiria.

Para o que quebra as barreiras da lei, o nome é outro: são conhecidos como "crackers". Esses sim, tem a função de roubar e invadir. Aliás, esse termo só foi criado para diferenciá-los dos hackers, que não têm objetivos maliciosos. Os crackers são responsáveis por roubos de contas, criação de malwares, disseminação de spams e scams, roubo de dados e até de dinheiro. Esses sim, são os famosos vilões.

Porém, nos dias de hoje, a palavra "cracker" caiu no desuso. A palavra "hacker" é usada, tanto para caracterizar ativistas e pessoas com conhecimento necessário e os que utilizam ferramentas com má fé para se aproveitar de usuários desavisados. Aqui, o que diferencia o dois é a associação com as atitudes, sejam elas de boa ou má indole.

Mas, será que existem diversos tipos de criminosos? A Websense, empresa especializada em pesquisas de segurança na web, mapeou os "5 tipos de vilões" do crime virtual. Confira abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário