terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Energia geotérmica recebe investimentos do governo dos EUA

Gerar eletricidade com o calor do interior da Terra é meta de pesquisadores.
Tecnologia renovável ainda é cara e precisa ser melhor desenvolvida.

Do Globo Natureza, com agências internacionais*
2 comentários

Desenvolvedores da energia geotérmica, tecnologia que gera eletricidade com uso do calor proveniente do interior da Terra, realizam experimentos nos Estados Unidos à beira de um vulcão adormecido na região de Oregon, com o objetivo de impulsionar a metodologia considerada renovável e testar sua aplicabilidade.
Para isso, 907 milhões de litros de água serão bombeados para próximo do vulcão por um consórcio de empresas através de maquinário preparado para isso, que levará o líquido a fendas do vulcão, para que ela retorne rapidamente, e quente, possibilitando a geração de energia limpa e barata.
A iniciativa apoiada pelo governo federal, pela companhia Google, além de outros investidores,  recebeu US$ 43 milhões para reaproveitamento do calor do vulcão Newberry, que fica a 20 quilômetros de distância da cidade de Bend, no Oregon.
“Sabemos que o calor está aí, mas a grande questão é que precisamos saber se podemos circular a água pelo sistema de formar que torne a operação viável economicamente” disse Susan Petty, presidente da AltaRock, uma das empresas do consórcio.
Geotérmica nos EUA (Foto: Ryan Brennecke/AP)Maquinário instalado próximo ao vulcão Newberry, que vai explorar o calor do fundo da Terra (Foto: Ryan Brennecke/AP)
Novo campo
O calor na crosta da Terra é utilizado para gerar energia há mais de um século, com engenheiros utilizando água quente ou vapor. Porém, a nova fronteira são as pedras quentes, que, para serem exploradas, dependem de novos sistemas.
Poços são perfurados na rocha profunda e a água é bombeada para o interior. A água fria é bombeada de reservatórios para este local e o vapor é retirado.
Entretanto, o progresso tem sido lento, segundo os engenheiros. Duas pequenas plantas funcionam na França e na Alemanha, com um terceiro projeto em andamento na Suíça. Essa atividade só não é melhor explorada porque tem sido criticada devido ao risco de terremotos provocado pela rachadura nas pedras.
Segundo o governo dos EUA, a utilização de recursos geotérmicos gera atualmente 0,3% da energia consumida no país. Entretanto, um relatório divulgado em 2007 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), projeta que este índice pode aumentar para 10% em 50 anos, com preços competitivos aos combustíveis fósseis.
Vulcão nos EUA (Foto: U.S. Geological Survey/Lyn Topinka/AP)Vista do vulcão adormecido Newberry, localizado no estado do Oregon, nos EUA (Foto: U.S. Geological Survey/Lyn Topinka/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário