quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Gigantes da tecnologia se unem para fazer frente ao serviço de nuvem da Amazon

Empresas querem criar um padrão para permitir que clientes movam seus dados armazenados na nuvem com mais facilidade
18 de Janeiro de 2012 | 18:24h
Compartilhe:
  
5
Share
  Imprimir


cloud computing
Grandes empresas de tecnologia estão querendo tornar mais fácil a movimentação de dados de clientes disponíveis na nuvem. As companhias estão criando uma tecnologia padrão que irá permitir que todos movam suas aplicações de um serviço de cloud computing para o outro mais facilmente. O grupo em questão inclui empresas como a 3M, CA Technologies, Cisco, Citrix, EMC, IBM, Red Hat, SAP, Software AG e outras. Já empresas como Amazon, Microsoft e Google estão fora dessa lista - a Amazon, líder do setor, tem motivos óbvios.

Um dos maiores problemas da computação na nuvem é que algumas aplicações, especialmente destas grandes empresas que não fazem parte do grupo citado, exigem características tecnológicas bastante peculiares. Dessa forma, não é fácil ou barato para outras companhias obter esse mesmo conjunto de configurações de armazenamento para hospedar dados de seus clientes. Portanto, o novo modelo de computação na nuvem propõe justamente uma reformulação desses complexos sistemas para que se criem ambientes uniformes na nuvem, capazes de serem suportados por diversas companhias diferentes.

Segundo o site Business Insider, o novo padrão está se iniciando da maneira correta, sob o escudo do respeitado OASIS, um conjunto de regras que permite que aplicações da web compartilhem informações. Ele também traz algumas normas de segurança importantes da web e do formato OpenDocument, responsável pelo compartilhamento de textos, planilhas e outros documentos concorrentes do Office.

A ausência da Microsoft no grupo, no entanto, é surpreendente, uma vez que a companhia é um dos principais patrocinadores corporativos do grupo sem fins lucrativos OASIS. Já a omissão da Amazon é mais compreensível, pois a plataforma de computação na nuvem da empresa é predominante no mercado e não se baseia em padrões, justamente para que seus clientes não movam suas aplicações com tanta facilidade para outros serviços semelhantes.

Nada foi dito sobre o Google, mas, aparentemente, a ausência no grupo a favor da padronização da cloud computing se deu pela mesma razão da Amazon: impedir a movimentação de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário