terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tablets Windows 8 com novo chip da Intel devem chegar ainda em 2012

Dispositivos da Microsoft com "Clover Trail" serão apresentados no segundo semestre deste ano. Novidade pretende esquentar competição com iPad.
Mais dois nomes foram adicionados à lista de fabricantes de tablets com Windows 8: Acer e Lenovo. O anúncio, no entanto, é um pouco nebuloso. Há rumores de que os tablets dessas empresas irão usar o processador “Clover Trail” da Intel, que não deve ser lançado antes de junho deste ano. 
Ao ser adicionada à lista de tablets com Windows 8 compilada peloDigiTimes, as fabricantes se juntam aos compatriotas Dell e HP, além da Nokia, num esforço para produzir um outro desafiante para o iPad, que possui atuamente cerca de 70% do mercado de tablets. 
A Intel deve apresentar seu chip “Medfield”, que é desenvolvido para melhorar a performance dos tablets Android. Indicadores recentes mostram que o processador - o primeiro com tecnologia “sistema em um chip” da Intel - pode ultrapassar seus atuais competidores, obtendo pontuação de até 10500 em testes de benchmark Android, comparado aos 7500 pontos do Nvidia Tegra 2, 8000 do Snapdragon da Qualcomm e os 8500 pontos do Samsung Exunos. As fabricantes de PCs, todavia, estão querendo ainda mais poder para seus tablets com Windows 8 e acham que podem conseguir isso no “Clover Trail”.
Todos contra a Apple
Até agora, os fabricantes de PC não foram capazes de obter muito sucesso com os dispositivos Android. Tablets com bons resultados além do iPad foram aqueles de provedores de conteúdo - a linhaKindle da Amazon e a família de aparelhos Nook da Barnes & Noble - que podem vender o hardware próximo do preço de fabricação porque eles esperam vender grande quantidade de conteúdo a partir deles. Além disso, o sucesso das empresas provedoras de conteúdo avinagrou alguns fabricantes de hardware do mercado Android, especialmente aqueles que invejam as marcas atingidas pela Apple e seus produtos. 
Portanto, eles veem o Windows 8 como uma chance de trazer novas oportunidades à competição. Enquanto alguns fabricantes produziram tablets que rodavam Windows 7, a investida do sistema operacional da Microsoft não deve acontecer antes da chegada do Windows 8. Isso porque ele foi desenvolvido voltado para o uso em tablets, e possui características amigáveis à plataforma a partir do sistema operacional móvel da empresa, o Windows Phone 7. Alguns observadores acham que a Microsoft está chegando ao nicho de tablets tarde demais, e, por isso, o Windows 8 poderia se encaixar com mais dificuldade ainda no mercado do que os aparelhos Android. 
Mesmo assim, a Forrester apontou que o interesse dos consumidores em tablets com Windows está crescendo rapidamente. No primeiro trimestre de 2011, 46% dos consumidores entrevistados pela empresa disse que gostariam de um tablet da companhia de Redmond. Todavia, no terceiro trimestre esse interesse despencou quase pela metade, somando 25% - apesar de que é importante salientar que o Windows 8 ainda não estava na cabeça dos entrevistados nessa segunda parte da pesquisa. 
Chegar atrasado e perder a festa não é uma regra geral. Celulares baseados em Android entraram no mercado depois que o iPhone foi introduzido e mesmo assim, de acordo com os últimos números daComcast, 47% dos donos de smartphones nos EUA são usuários Android, enquanto que 29% possuem iPhones. 
Além disso, o Windows 8 promete ao usuários algo que nenhuma outra plataforma oferece: uma experiência uniforme no celular, tablet, e computador que seja agradável de usar. Se a Microsoft conseguir cumprir essa promessa, os desafios de chegar tarde ao mercado podem cair por terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário