terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Smartphone que se recarrega com luz solar "ainda não é prático", afirma Nokia

Empresa concluiu que a maior dificuldade para criar aparelhos carregados com energia do Sol é o tamanho da parte traseira,onde ficam os painéis.
Carregar um smartphone apenas com energia solar é possível, mas desafiador, concluiu a fabricante finlandesa de smartphones Nokia após um projeto de pesquisa sobre o assunto. Ainda há um bom caminho a percorrer antes de tornar uso de energia solar uma solução viável e livre de preocupações, de acordo com a empresa.
Quando cuidadosamente posicionados, os protótipos desenvolvidos pela empresa foram capazes de absorver energia suficiente para, no máximo, manter o telefone em modo de espera, com uma quantidade muito limitada de tempo de conversação, a empresa escreveu em seublog nesta terça-feira (3/01). O grande desafio é o tamanho limitado da parte traseira dos aparelhos, que restringe a dimensão do painel solar que carrega os dispositivos.
Resultados razoáveis foram obtidos quando os smartphones são carregados na rua, por exemplo, com o aparelho pendurado no pescoço. Mas esse método do não é “o mais conveniente, nem sequer está na moda, e outra solução é necessária”, afirmou a Nokia. Os melhores resultados foram obtidos no Quênia. Os protótipos da Nokia também foram testados no sul da Suécia, no Círculo Ártico e no Mar Baltico.
Carregar smartphones com energia solar não é um conceito novo. Por exemplo, a Nokia lançou um aparelho com essa tecnologia, que empresa afirma ser o primeiro, em 1997. Recentemente, fabricantes como a Samsung e a LG também apresentaram smarphones com paineis solares na parte traseira. O Samsung S7550 Blue Earth e o LG GD510 foram anunciados em 2009.
Entretanto, as fabricantes pensaram que poderiam capitalizar o interesse público por produtos ecologicamente corretos, de acordo com Francisco Jeronimo, gerente de pesquisas da consultoria IDC. Mas os consumidores não estavam dispostos a pagar mais caro por um painel solar nos dispositivos, e a tecnologia ainda não está madura o suficiente para ir ao mainstream, disse ele.
Em partes do mundo onde a eletricidade é escassa, faz sentido usar a energia solar para carregar smartphones, apesar de a tecnologia estar longe de ser perfeita, de acordo com Jerônimo.
O inventor norte-americano Charles Fritt é creditado por ter criado o primeiro painel solar em 1883, segundo a Nokia. Fritt revestiu selênio, material semicondutor, com uma camada extremamente fina de ouro, criando um painel com apenas 1% de eficiência, escreveu a empresa em seu blog no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário