terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Romney vence 2ª prévia para ser rival de Obama nas eleições, diz CNN

Vitória em New Hampshire é a segunda consecutiva de Mitt Romney.
Pré-candidato se consolida como favorito do partido para a Presidência.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
O pré-candidato republicano Mitt Romney (Foto: AFP)O pré-candidato republicano Mitt Romney (Foto: AFP)
O empresário Mitt Romney venceu, em New Hampshire, nesta terça-feira (10) a segunda decisão prévia do Partido Republicano para definir o candidato que vai concorrer com Barack Obama pela Presidência dos Estados Unidos, segundo projeção da rede de TV CNN com base em pesquisas de boca-de-urna. Romney também ganhou aprévia de Iowa, uma semana antes, por apenas oito votos, e tem amplo favoritismo para se consolidar como candidato republicano.
As pesquisas indicam que Romney deve ter 36% dos votos. As sondagens não conseguiram, entretanto, definir quem vai ficar em segundo lugar. Ron Paul e Jon Huntsman disputam a classificação com cerca de 20%, cada, enquanto os outros pré-candidatos aparecem com 10% ou menos.
Os seis pré-candidatos do Partido Republicano voltam a se enfrentar no dia 21, na Carolina do Sul, que vai realizar primárias com votação. Apesar do favoritismo indicado por pesquisas de intenção de voto, analistas querem observar a margem pela qual Romney vai vencer a eleição desta terça-feira (10) ao final da contagem oficial. Caso se distancie dos concorrentes, Romney poderá chegar com força à próxima etapa. Com eleitorado fortemente conservador, a Carolina do Sil é considerada crucial na corrida republicana e, desde 1980, todos os vencedores nas primárias republicanas dali acabaram ganhando a indicação do partido para concorrer à Presidência.
Por outro lado, uma vitória com pouca margem em New Hampshire, dizem analistas, pode reforçar a ideia de que Romney, considerado moderado demais por alguns, não tem força suficiente para conquistar o amplo eleitorado republicano, nem para vencer o presidenteBarack Obama na eleição de 6 de novembro, caso seja o indicado do partido.
entenda as eleições nos estados unidos 9/1/11 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Eleições Primárias
Com apenas 1,3 milhão de habitantes, New Hampshire é o primeiro a celebrar eleições primárias propriamente ditas, com votação. Na estreia das prévias, a decisão dem Iowa ocorreu em formato de caucus, uma série de assembleias de eleitores do partido.

New Hampshire tem em suas primárias um dos eventos mais conhecidos e que deram ao estado fama nacional. Desde 1952, as primárias de New Hampshire são por lei as primeiras do país, depois do caucus de Iowa. Assim como em Iowa, o perfil da população é majoritariamente branco, com 94%, enquanto negros e hispânicos não representam mais do que 1,1% e 2,8%, respectivamente.
Todos os estados norte-americanos vão realizar, ao longo do primeiro semestre, prévias para escolher o candidato à Presidência pelo Partido Republicano. A definição prática do candidato, entretanto, pode acontecer antes disso, à medida que candidatos derrotados abandonem a disputa e aceitem a candidatura que tiver mais vitórias até então.
calendário eleições eua 10/1/11 (Foto: Editoria de Arte/G1)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário