terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Só precisamos de 'bom mistério', diz Downey Jr. sobre filmes de Sherlock

Ator falou ao G1 sobre o mais novo longa do famoso detetive britânico.
Também com Jude Law, 'O jogo de sombras' entra em cartaz nesta sexta (13).

Henrique PortoDo G1 RJ
Comente agora
O distinto detetive britânico Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro, o doutor John Watson, estarão de volta aos cinemas brasileiros a partir desta sexta-feira (13), na sequência “Sherlock Holmes: o jogo de sombras”. Desta vez, os atores Robert Downey Jr. e Jude Law, respectivamente na pele de Holmes e Watson, embarcam numa aventura na qual deverão salvar a Europa dos obscuros planos do professor James Moriarty, (Jared Harris).
Considerado o mais notório e brilhante inimigo do investigador criado pelo escritor escocês Arthur Conan Doyle (1859-1930), Moriarty, apenas citado no longa original, de 2009, agora aparece com todo o destaque que sua mente doentia merece.
"Lembro-me de ler nos livros que Moriarty é a única pessoa que sempre deixa Holmes visivelmente apavorado. Então, você se pergunta: 'Por que isso?' E percebe que, quanto mais descobre sobre ele, mais interessante ele parece. Então, acho que em "O jogo de sombras" fomos direto ao ponto principal das histórias de Arthur Conan Doyle, de Sherlock e de seus vilões. Até agora, as pessoas têm se mostrado parecem contentes por termos feito isso", disse Downey Jr. em entrevista ao G1, num hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Atualização
O ator, que está na cidade para promover o filme dirigido por Guy Ritchie (o cinesata também esteve à frente dp primeiro "Sherlock Holmes"), se diz feliz por ter uma nova oportunidade de voltar ao papel, que passou por uma espécie de "atualização" para a franquia — ganhou linguagem e estética próximas ao cinema de ação. Mas garantiu que a premissa ainda é a mesma das páginas escritas por Doyle.
"Só precisamos de um bom mistério. É sobre o que trata todas as histórias de Sherlock Holmes. Você vê algo no início da história ou você lê algo no início da história e você pensa: 'Isso não faz o menor sentido.' E no fim da história... 'Claro! Só poderia ser isso'. E há diversão no meio do caminho", afirmou o ator, adiantando que o roteiro para um novo longa já está sendo escrito.
Em "O jogo de sombras", o príncipe herdeiro da Áustria é encontrado morto — e o Inspetor Lestrade (Eddie Marsan) acredita se tratar de suicídio. Holmes, por sua vez, deduz que o príncipe pode ter sido vítima de um assassinato, o que seria apenas uma peça de um quebra-cabeça maior e muito mais portentoso, desenhado por Moriarty. De quebra, o diabólico professor ainda ameaça a vida de uma cigana que prevê o futuro (interpretada pela atriz sueca Noomi Rapace, em seu primeiro papel em um filme de língua inglesa).
Do primeiro filme, retornam Irene Adler (Rachel McAdams);  Mary Morstan (Kelly Reilly), a esposa de Watson; o Inspetor Lestrade (Eddie Marsan) ; e a Sra. Hudson (Geraldine James), a senhoria sofredora de Holmes, além de Watson, com quem Holmes protagoniza as cenas mais engraçadas do longa.
"Jude e eu gostamos de atuar juntos. Trabalhamos muito duro para parecer natural. Tenho um profundo respeito por ele. Geralmente você faz filmes com alguém que lhe é próximo apenas durante as filmagens, e depois não o vê mais. Acho que desenvolvemos uma amizade", destacou Robert.
BrasilUm dia depois da première realizada num cinema da Zona Sul do Rio, Downey Jr. pôde avaliar a receptividade do público brasileiro e o sucesso que fez junto aos fãs durante sua primeira visita ao país.
"As pessoas são muito gentis, calorosas e receptivas. É um lugar mágico. Acho que o que me deixa mais feliz no Brasil é ver como as pessoas estão recebendo nosso pequeno filme de ação e aventura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário