domingo, 8 de janeiro de 2012

Confronto com desertores deixa 11 soldados mortos na Síria

Enfrentamento ocorreu em Basr al-Harir, província de Deraa.
Observadores da Liga Árabe apresentam seu primeiro informe.

Da France Presse
Comente agora
Onze soldados morreram e 20 ficaram feridos na noite deste sábado (7) em confrontos com desertores em Basr al-Harir, província de Deraa (sul da Síria), anunciou neste domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Um jovem de 19 anos morreu durante a inspeção de seu domicílio na localidade de Al Tayané, na região de Deir Ezzor, no leste da Síria, onde outras 30 pessoas foram detidas, acrescentou o OSDH, com sede na Grã-Bretanha.
Já em Dael, também na província de Deraa, berço da rebelião contra o regime do presidente Bashar al-Assad, foram registrados confrontos entre desertores e soldados leais, indicou o OSDH.
Sírios protestam contra o governo no sábado em Hama. (Foto: AP)Sírios protestam contra o governo no sábado em Hama. (Foto: AP)
No sábado, os confrontos provocaram a morte de 21 civis, entre eles quatro manifestantes favoráveis ao presidente Assad.
Liga Árabe
O chefe dos observadores na Síria, responsável por supervisionar a aplicação do plano árabe para superar a crise, apresenta neste domingo seu primeiro informe à Liga Árabe sobre sua missão na Síria.
O comitê ministerial da Liga Árabe responsável pelo caso sírio se reunirá no Cairo, na sede da instituição pan-árabe, para interrogar o general sudanês Mohammed Ahmed Mustafá al Dabi, chefe dos 163 observadores que se encontram na Síria desde 26 de dezembro.
Este primeiro informe ocorre em um contexto de crescentes chamados para que a questão síria seja transferida à ONU. A oposição síria acusou os observadores de serem "manipulados" pelo regime de Bashar al-Assad, e a Liga Árabe de ser incapaz de pôr fim à violência.
revolta

Nenhum comentário:

Postar um comentário