segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nova Friburgo sai do alerta e entra em estado de atenção

Índice de chuvas diminuiu na noite desta segunda-feira (2).
Em dois dias choveu metade do esperado para o mês todo.

Thamine LetaDo G1, em Nova Friburgo
2 comentários
A Defesa Civil de Nova Friburgo suspendeu o estado de alerta no município, na noite desta segunda-feira (2). A cidade na Região Serrana do Rio de Janeiro passou para o estado de atenção, após a redução dos índices pluviométricos. As informações são do coordenador da Defesa Civil do município, João Paulo Mori.
A chuva continua em Nova Friburgo nesta noite, porém em baixa intensidade. Segundo o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, após a queda nos índices de chuva, as sirenes de alerta foram temporariamente desligadas.
Segundo a Defesa Civil, em dois dias choveu metade do esperado para o mês todo, em média, nesta época do ano. Não há registros de ocorrências graves, nem de mortes.
“Numa reavaliação do cenário, nós verificamos que os índices baixaram de 100mm. Por isso, desmobilizamos os alertas que já estavam causando estresse nos moradores das comunidades. Agora nós continuamos monitorando”, afirmou Simões em entrevista ao G1. Os alertas foram acionados após o índice de chuva atingir os 100mm.
A previsão para as próximas 24 horas é de chuvas fracas a moderadas, com um acumulado previsto de 80 mm a 120 mm em 24h, no município serrano.
“Parece que estamos com um enorme problema, mas é justamente o contrário. Na verdade, a  cidade avançou muito significativamente porque foi capaz de montar uma estrutura que transforma em ações práticas o conhecimento científico”, acredita Simões.
Segundo Simões, além de Friburgo, algumas cidades do Norte e do Noroeste do estado também estão em alerta. Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira devem ser atingidas por fortes pancadas de chuva.
De acordo com a assessoria da prefeitura de Nova Friburgo, no dia 9 de janeiro começam a ser construídas duas mil casas que serão entregues a famílias já cadastradas na Secretaria estadual de Assistência Social. Ainda não há previsão para o término das obras.
A prefeitura informou ainda que há 58 áreas de risco no município.
Desalojados chegam a 300
Por causa da chuva, aproximadamente 300 pessoas precisaram deixar suas casas em áreas de risco em Nova Friburgo. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, coronel João Paulo Mori, 150 pessoas foram encaminhadas para pontos de apoio espalhados pela cidade e outras 150 foram para casas de parentes ou amigos em locais seguros do município.
O mau tempo no município causou a queda de muros de casas e deslizamentos de barreiras em estradas de acesso a Nova Friburgo. Por causa da chuva, alguns rios transbordaram no domingo (1º). Em 48h choveu cerca de 120 mm.
Há quase um ano, uma enxurrada em 11 de janeiro de 2011 deixou mais de 900 mortos na serra do Rio.
Abastecimento de água prejudicado
Por causa da chuva forte, alguns bairros poderão sofrer consequências com o abastecimento de água, segundo a Águas de Nova Friburgo, concessionária responsável pelo serviço na região. A empresa explicou que algumas estações de tratamento foram obrigadas a suspender o tratamento momentaneamente, devido à dificuldade de tratar a água turva. A Águas de Nova Friburgo faz um alerta à população para que se economize água.
A concessionária informou que o abastecimento pode ser prejudicado nos bairros de Amparo, Nova Suiça, Campo do Coelho, Cascatinha, Cônego, Braunes, Bairro Suiço, Catarcione, Parque Dom João VI, Santa Eliza, Tingly, Varginha, Bela Vista, Debossan, Ponte da Saudade, Mury, Olaria, Perissê, Cordoeira, Vale dos Pinheiros, Paissandu, Lumiar e São Pedro da Serra.
Orientação aos moradores
Na manhã desta segunda-feira (2), quatro equipes da Defesa Civil estadual, além da Defesa Civil municipal, percorreram as comunidades em risco, para alertar e orientar os moradores. Do total de 72 sirenes de alerta de chuva no estado, Nova Friburgo conta com 35, espalhadas em 20 comunidades. E de acordo com a Defesa Civil, em Friburgo, as sirenes foram acionadas nos seguintes locais: Córrego Dantas, Jardinlândia, Jardim Califórnia 1 e 2, Conselheiro Paulino, Floresta, Três Irmãos, Rui Sanglard, Lazaretto e Ouro Preto.
Desde domingo (2) em Nova Friburgo, o coronel Sérgio Simões comanda o trabalho de 24 integrantes do Departamento Geral de Defesa Civil estadual e 15 bombeiros militares do município, que contam com o apoio de oito viaturas, dois caminhões e seis de pequeno porte, 4x4.
Há registros de falta de luz em pontos da Região Serrana. De acordo com a Ampla, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, houve reforço nas equipes para o atendimento das ocorrências.
Petrópolis em estado de atenção
Outro município da Região Serrana do Rio, Petrópolis permanece em estado de atençãopor causa da chuva, informou a Defesa Civil do município na manhã de segunda-feira (2). Até as 18h, a Defesa Civil de Petrópolis havia registrado 128 ocorrências, como queda de barreiras e deslizamentos. Segundo o órgão, apesar da intensidade da chuva, não houve feridos.
Baixada Fluminense
O município de São João de Meriti, segundo a assessoria da prefeitura, está em estado de atenção devido à previsão de mais chuvas para a cidade. De acordo com a prefeitura, nas últimas 72 horas choveu o equivalente a 50mm e nas próximas 24 horas pode cair mais 35 mm de chuva. O nível dos rios Pavuna e Meriti subiu, mas não houve registro de transbordamentos. A Defesa Civil da cidade recebeu seis chamados para casos sem gravidade, de queda de muros.
Mais cedo, o Instituto de Estadual do Ambiente (Inea) informou que está monitorando o nível dos rios de São João de Meriti e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, devido à possibilidade de transbordamentos.
Rio de Janeiro
A Defesa Civil do município registrou 122 ocorrências, entre 10h31 e 17h30 desta segunda-feira (2).
Aviso meteorológico especial
Segundo o aviso meteorológico especial divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, persistem as condições favoráveis a chuva moderada a forte, trovoadas isoladas e acumulados significativos de chuva em todo o estado do Rio.

Os maiores valores de chuva estão previstos, ainda de acordo com o boletim meteorológico, para as áreas de divisa com o estado de Minas Gerais, Região Serrana, Noroeste Fluminense e Médio Paraíba. Além disso, há possibilidade de rajadas de ventos de até 80 km/h na faixa litorânea do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário