domingo, 8 de janeiro de 2012

Liga Árabe decide manter missão de observadores na Síria

Será dando 'tempo suficiente' para que observadores concluam trabalhos.
Grupo ainda solicitou apoio político, financeiro e logístico a países-membros.

Da EFE
Comente agora
O grupo de contato para a Síria da Liga Árabe decidiu neste domingo (8) que sua missão de observadores no país continuará no terreno e solicitou apoio político, financeiro e logístico a seus países-membros.
Secretário-geral da Liga Árabe Nabil Al Araby durante encontro para discutir missão na Síria (Foto: Reuters)Secretário-geral da Liga Árabe Nabil Al Araby durante encontro para discutir missão na Síria (Foto: Reuters)
Segundo um comunicado divulgado ao término de uma reunião no Cairo, os membros desta comissão ministerial concordaram também em "dar tempo suficiente" aos observadores para que completem seu trabalho na Síria, além de aumentar seu orçamento e o número de observadores.
O chefe da missão, o general sudanês Mohammed al Dabi, deverá apresentar um relatório no final do primeiro mês de trabalho ao secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, e este irá remetê-lo ao grupo de contato.
Além disso, foi decidido que Al Arabi manterá contato com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, embora "a solução à crise deva ser alcançada no marco árabe", segundo ressaltou o dirigente do organismo pan-árabe em entrevista coletiva após a reunião.
Fontes diplomáticas informaram anteriormente que durante o encontro haviam surgido diferenças entre os membros da comissão ministerial, já que alguns se mostraram partidários da participação da ONU na missão e outros rejeitaram esta possibilidade.

Por isso, o grupo de contato para a Síria, liderado pelo Catar, pediu ao governo sírio e aos diferentes grupos armados que detenham imediatamente todo tipo de violência e que não ataquem os protestos pacíficos.
A reunião deste domingo foi convocada para analisar o primeiro relatório da missão, que constatou que a violência continua e que as forças militares seguem desdobradas nas cidades, em descumprimento do plano árabe para acabar com a crise.
Também solicitou à oposição síria que apresente sua visão política sobre a próxima etapa para iniciar seu envolvimento no processo político.
Por último, condenou os ataques registrados em Damasco, palco nas últimas duas semanas de um par de sangrentos atentados, e todo tipo de violência dirigida contra os civis.
A delegação de observadores da Liga Árabe começou sua missão na Síria no último dia 22 de dezembro e é integrada agora por mais de 150 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário