terça-feira, 10 de janeiro de 2012

11/01/2012 00h12 - Atualizado em 11/01/2012 00h12 Ortega assume presidência da Nicarágua

MANÁGUA, Nicarágua, 10 Jan 2012 (AFP) -O ex-guerrilheiro Daniel Ortega assumiu nesta terça-feira seu terceiro mandato presidencial na Nicarágua, em uma cerimônia marcada pelas presenças dos líderes de Irã e Venezuela, Mahmud Ahmadinejad e Hugo Chávez.
Ortega prestou juramento diante de mais de 8 mil convidados, incluindo membros de 30 delegações estrangeiras, bispos e os principais empresários nicaraguenses, que ocuparam a Praça da Revolução.
O presidente da Assembleia Nacional, René Nuñez, empossou Ortega diante de um Palácio Nacional coberto pelos retratos dos lendários guerrilheiros Augusto Sandino e Carlos Fonseca, e ao som da canção "Nicarágua, Nicaragüita".
Em seguida, Ortega bateu continência para Chávez, antes de abraçar sua esposa, Rosario Murillo, e Ahmadinejad.
Ortega inicia seu segundo mandato presidencial consecutivo com o desafio da pobreza ainda pendente, já que não pôde resolver o problema em cinco anos de crescimento econômico moderado na Nicarágua.
Imbuído há alguns anos em sua nova imagem pacifista e religiosa, e mantendo ao mesmo tempo um discurso socialista e excelentes relações com o Fundo Monetário Internacional, Ortega lidera um país cuja renda per capita chega a apenas 1.200 dólares anuais, o que o coloca no fim da fila no continente, à frente apenas do Haiti.
Ortega é o primeiro presidente reeleito na Nicarágua desde a Revolução Sandinista de 1979, que derrubou o ditador Anastasio Somoza, último membro da dinastia que governou o país por 42 anos.
Nas eleições de 6 de novembro, Ortega conquistou 62% dos votos, o dobro de seu rival mais próximo, o octogenário e direitista empresário Fabio Gadea, que não reconheceu o resultado, afirmando que ocorreram múltiplas irregularidades.
A Frente Sandinista, partido de Ortega, obteve uma confortável maioria no Parlamento, onde dispõe de mais de dois terços das cadeiras, 63 das 92 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário