quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Obama oferece ajuda a governador do Texas para conter incêndios


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta quarta-feira para um de seus rivais republicanos na corrida pré-eleitoral, o governador do Texas, Rick Perry, para oferecer-lhe ajuda no combate aos incêndios no Estado, que já mataram ao menos quatro pessoas e destruíram centenas de casas.
Obama ofereceu suas condolências pelas mortes e toda a assistência necessária para controlar o fogo, disse a Casa Branca através de um comunicado.
"O presidente afirmou ao governador do Texas que todo pedido adicional de assistência feito ao governo Federal será atendido", diz o texto.
O Serviço Florestal do Texas disse nesta quarta-feira que graças às temperaturas mais frescas e aos ventos mais fracos, os bombeiros puderam controlar 30% dos incêndios.
"Desde o domingo foram perdidas quatro vidas humanas e as equipes que dispomos sobre o terreno estão tentando determinar o número exato de moradias destruídas", declarou April Saginor, porta-voz do órgão estatal.
Segundo ele, no mínimo mil casas foram incendiadas até o momento.
O porta-voz informou ainda que mais um avião ajudará no combate aos incêndios. Os focos de maior extensão estão concentrados na região oriental do estado.
"Nos sete últimos dias atendemos cerca de 172 focos de incêndio, que queimaram cerca de 54.600 hectáres", disse Saginor.
Mais de 1,4 milhão de hectares foram atingidos pelo fogo desde dezembro.
O desastre forçou o governador Perry, considerado o favorito para ganhar a disputa republicana para as eleições de 2012 e enfrentar Obama, a cancelar vários atos de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário