quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ao menos 43 morrem em queda de avião na Rússia

Jogadores do time russo de hóquei Lokomotiv estavam a bordo

LokomotivReuters/Agentstvo KHL
Ao menos 42 pessoas morreram em queda de avião na Rússia nesta quarta (7). O time de hóquei no gelo Lokomotiv estava a bordo





O número de mortos na queda de um avião de passageiros russo Yak-42 na região de Yaroslavl (a 200 km ao norte de Moscou) subiu para ao menos 43. Uma pessoa sobreviveu - um engenheiro de vôo, segundo o site de notícias Life News -, mas ficou gravemente ferida.

A aeronave, na qual viajava a equipe de hóquei no gelo Yaroslavl HC Lokomotiv, caiu pouco depois de decolar e explodiu no ar, revelaram fontes de segurança à agência russa Interfax. Segundo relatos iniciais das autoridades controladoras de voo da Rússia, o avião não alcançou altitude suficiente e atingiu uma torre de sinalização.
A equipe estava indo para a cidade de Minsk, capital de Belarus, onde iria jogar contra o Dinamo Minsk na abertura da temporada da Liga Continental de Hóquei, que reúne times de países que fizeram parte da União Soviética.
O time incluía jogadores estrangeiros - de países como República Tcheca, Eslováquia e Suécia.
O Yaroslavl HC Lokomotiv foi campeão russo de hóquei no gelo em 1997, 2002 e 2003. O Comitê de Investigações da Rússia enviou uma equipe para Yaroslavl, segundo o porta-voz da entidade, Vladimir Markin. As autoridades abriram uma investigação criminal sobre o caso.
O premiê russo, Vladimir Putin , determinou que o ministro dos Transportes, Igor Levitin, organize o início dos trabalhos de investigação.
O avião
O Yakovlev-42 tinha capacidade máxima para 120 passageiros, além da tripulação. A aeronave foi desenvolvida nos anos 70, na antiga União Soviética, para substituir os modelos Tupolev.
O Yak-42 foi vendido para países como Macedônia, China e Cuba, e chegou a ser usado na campanha militar soviética para invadir o Afeganistão, na década de 80.
Um dos acidente mais recentes com um Yak-42 aconteceu em 2003, em um voo que ia do Quirguistão para a Turquia. As 75 pessoas a bordo morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário