domingo, 30 de outubro de 2011

Lula pede total transparência na divulgação de dados sobre câncer

Ex-presidente quer que boletins médicos tenham todas as informações sobre a evolução de seu tratamento contra tumor, diz Kalil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo diagnóstico de câncer foi divulgado no sábado, pediu à sua equipe médica total transparência na veiculação dos dados sobre a evolução de seu tratamento contra o tumor na laringe, acima da supraglote. A informação foi dada neste domingo por Roberto Kalil Filho, diretor de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e médico pessoal do ex-presidente, que o visitou em sua residência, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Foto: ReutersAmpliar
Lula, que descansa em sua casa em São Bernardo do Campo, é visto por volta das 13h15 na janela com o neto
Kalil chegou ao local por volta das 15h30 e permaneceu por 30 minutos. Afirmando que aquela tinha sido uma "visita de amigo", e não de médico, Kalil disse que Lula está tranquilo, ciente do que se passa e quer transparência nas informações divulgadas nos boletins médicos sobre sua saúde, sejam boas ou más. "O próprio presidente que pediu para eu vir aqui e falar com vocês. Ele me disse: 'Desça lá, por favor'."
De acordo com a assessoria do ex-presidente, os boletins serão reproduzidos no site do Instituto Cidadania (www.icidadania.org).
Kalil afirmou que Lula está na companhia da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que descreveu como "o braço forte" do ex-presidente, todos os filhos e alguns netos, e está descansando. "Ele está extremamente bem humorado e confiante. Pronto para começar o tratamento", afirmou.
Sobre a doença, o médico do ex-presidente confirmou que as sessões de quimioterapia, em caráter ambulatorial, terão início na segunda-feira por volta das 9h e que, segundo os oncologistas do Sírio-Libanês, não existe o risco de ele perder a voz. O médico disse que Lula está falando normalmente, porém mais baixo, por conta da biópsia realizada no sábado. Kalil reiterou que, a princípio, está descartada a cirurgia. Segundo o cardiologista, Lula dormirá no hospital.
Questionado sobre a possibilidade de também ser feito tratamento de radioterapia, Kalil afirmou que o primeiro procedimento será a quimioterapia, como foi determinado pelos oncologistas. Na segunda, no entanto, será traçado o plano para tratamento.
De acordo com Kalil, é esperado para daqui a alguns dias o resultado da biópsia feita na laringe do ex-presidente. O material será enviado ao exterior, o que, segundo o médico, é um procedimento rotineiro. Com o resultado da biópsia, será possível ter uma visão mais clara do grau de agressividade do tumor.
Por volta das 13h15 deste domingo, Lula apareceu na janela de seu apartamento com o neto, Pedro Moreira Lula das Silva, de 1 ano de idade, filho de Fábio Luiz Lula da Silva, um dos cinco herdeiros do presidente e fundador da empresa Gamecorp.
Um integrante da equipe de segurança de Lula, em conversa rápida com jornalistas, disse que a esposa de Lula foi quem preparou o almoço, mas não soube dizer qual foi a refeição de Lula. Ele vinha reclamando há algum tempo de incomodo na garganta e rouquidão. Na quinta-feira, quando comemorou 66 anos, ainda não sabia do diagnóstico de câncer.
Segundo informações da assessoria de imprensa do ex-presidente, a previsão é de que ele permaneça em seu apartamento durante todo o dia. A única programação prevista, também de acordo com a assessoria, era assistir pela televisão ao jogo do Corinthians contra o Avaí. Lula não deve receber mais visitas, o que atende à recomendação dos médicos para que preserve sua voz.
Também de acordo com a assessoria, a agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente está suspensa até o final de janeiro de 2012, para que se concentre no tratamento médico. Para quem quiser mandar mensagens ao ex-presidente foi criado o email saudelula@icidadania.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário