quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ato em Santa Teresa lembra dois meses de acidente com bonde no Rio


Ônibus que começam a circular em 7 de novembro vão substituir bondes.
Queda de bonde em Santa Teresa matou seis e feriu mais de 50 pessoas.

Tássia ThumDo G1 RJ
Comente agora
Acidente com bonde completa dois meses  (Foto: Tássia Thum/G1)Acidente com bonde que matou seis pessoas completa dois meses (Foto: Tássia Thum/G1)
Moradores de Santa Teresa, no Centro do Rio, fazem um protesto, nesta quinta-feira (27), dois meses após o acidente com um bondinho no bairro, que matou seis pessoas e feriu mais de 50. Desde o final de agosto, o serviço de bondes foi paralisado na região. Ainda não há data para a volta do transporte.
Moradores penduraram um placar com a contagem de quantos dias o bairro está sem bonde e também colocaram cartazes com desenho do bonde chorando.
Moradores fizeram um panelaço para pedir o retorno dos bondes (Foto: Tássia Thum/G1)Moradores fizeram um panelaço para pedir o retorno dos bondes (Foto: Tássia Thum/G1)
Os manifestantes afirmaram que o ato é uma forma de protestar contra o sucateamento dos bondes, e também para homenagear as vítimas do acidente, entre elas, o motorneiro Nelson Correia da Silva, que conduzia o veículo no momento do acidente. O protesto acontece no Largo dos Guimarães.
Na manifestação foi montado um placar, mostrando o número de dias que o bonde parou de circular. O grupo pede às autoridades a volta dos bondinhos na região, que tem o transporte como o maior símbolo do bairro.
Ônibus substituem bondes
Acidente com bonde de Santa Teresa deixou seis mortos e mais de 50 feridos (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Acidente com bonde ocorreu em agosto
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Enquanto o serviço não retorna, a Secretaria Municipal de Transportes anunciou, na tarde desta quinta-feira (27), que duas linhas de ônibus que vão substituir os bondes entram em operação no dia 7 de novembro. Os ônibus terão capacidade para 35 passageiros e a passagem vai custar R$ 0,60.
Resolução publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta definiu os parâmetros de operações das duas linhas circulares, a SE 006 (Silvestre-Castelo) e SE 014 (Paula Matos-Castelo) (circular), que vão atender aos moradores do bairro.

A medida que criou as linhas de ônibus foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município, no início do mês. O serviço terá duração de um ano e seis meses. Atualmente o bairro de Santa Teresa é atendido por outras duas linhas de ônibus e um serviço noturno.
Diretor exonerado do cargo
O diretor de operações dos bondes que circulavam em Santa Teresa, no Centro do Rio, Fábio Tepedino, foi exonerado do cargo pelo presidente da Central, Eduardo Macedo também no início do mês, logo após a divulgação do laudo da perícia sobre o bonde que se acidentou.Peritos apontaram que o veículo tinha 23 falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário