segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FBI publica imagens e vídeos de espiões russos desmascarados

WASHINGTON, 31 Out 2011 (AFP) -O FBI publicou fotos e vídeos gravados durante uma década de vigilância sobre dez espiões russos que foram presos e deportados no ano passado.

Um dos vídeos mostra Anna Chapman - uma espiã de 28 anos cujas fotos nuas e animados romances amorosos a converteram instantaneamente em sensação dos tablóides - em um encontro em Nova York em uma cafeteria com um agente encoberto americano.

Outro vídeo revela a espiã passeando por uma loja enquanto "um oficial do governo russo" a aguarda do lado de fora, segundo o FBI. 

As fotos de vigilância mostraram outros membros do grupo em diversos lugares públicos, encontrando-se com outros membros, caminhando pela rua sozinhos ou, em outro caso, em uma cerimônia de graduação de Harvard.

"As prisões dos dez espiões russos no ano passado proporcionaram uma arrepiante lembrança de que a espionagem no solo americano não desapareceu com o fim da Guerra Fria", destacou o FBI.

Mas os espiões "jamais puseram as mãos em qualquer documento secreto, apesar de sua tentativa séria neste sentido...".

Os espiões foram presos em 26 de junho de 2010 e, deportados duas semanas mais tarde após serem declarados culpados por espionagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário