quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tecnologia de Proteção de Identidade: mais segurança para a sua conexão A tecnologia vem embutida nos computadores controlados pela família de processadores da Intel. Veja como ela funciona

30 de Outubro de 2011 | 15:45h
Compartilhe
Links da Matéria
Ciab 2011: a tecnologia e segurança no centro das   Lista de sites já protegidos pelo IPT 
Leia a matéria na integra
Mas, como a tecnologia não para, e segurança nunca é demais, tem novidade no mercado: a IPT, Identity Protection Technology (em português, Tecnologia de Proteção de Identidade). Trata-se de um recurso novo, que já está embutido em todos os computadores controlados pelos novos processadores da família Core.
Marcel Saraiva é gerente de desenvolvimento de mercado da Intel e diz que a empresa colocou essa tecnologia dentro do processador: "Isso permite que você faça operações mais seguras quando você está operando no banco, fazendo uma compra ou acessando seu e-mail. Enfim, qualquer operação online, em que você use uma senha e/ou um ID de usuário, você acaba tirando benefício dessa tecnologia", diz.
Marcel explica que a segurança é a maior preocupação que se passa, desde o usuário final, até as grandes corporações. Assim, você que está acostumado a colocar uma senha e acessar seu banco online de sua casa, teoricamente, está exposto a algum risco. Marcel diz que essa tecnologia vem minimizar essa exposição do seu ID e da sua senha.
"O IPT, na verdade, é uma resposta ao anseios desse mercado. Era uma coisa que vinha se pleiteando a algum tempo e, finalmente, a Intel sai na frente, lançando-a em seus processadores", diz Abel Filho, diretor de tecnologia da InfoSERVER. Já Marcel explica que, quando o usuário coloca seu ID ou nome, o computador gera uma senha e a sincroniza com o site. Ela será renovada a cada 30 segundos durante o tempo em que durar a operação, sem a necessidade do usuário digitá-la, tudo automático.
A tecnologia já está bastante difundida mundo afora, principalmente em grandes sites como o eBay ou Paypal. E já está presente também no Brasil, com algumas empresas oferecendo o serviço.
Abel Filho ainda diz que a Intel anunciou alguns números sobre a tecnologia no IDF, evento que ocorreu em São Francisco, nos EUA. Segundo ele, já são 70 milhões de computadores com a tecnologia que estão prontos para serem ativados e se beneficiarem com o IPT, ou seja, com o mecanismo de autentificação forte.
Se você quiser conhecer mais sobre essa nova tecnologia de segurança, que pode se tornar padrão no mundo virtual, nós separamos um link para você ter acesso aos principais computadores do mercado que já vêm com a IPT embarcada, e ainda uma lista de serviços online que já trabalham com essa super proteção. Acesse e confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário