quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Japonesas usam espelho e iPad para criar e-commerce com objetos 3D

O espelho possui duas canetas que entram em contato com o visor do tablet. Tecnologia será usada para deixar e-commerce mais realista
IPad e espelho cilíndrico



Pesquisadoras japonesas daUniversidade Feminina de Ochanomizu inventaram uma tecnologia, chamada de Anamorphicons, que utiliza um espelho cilíndrico e um iPad para criar ilusões de óptica em 3 dimensões, dando vida a desenhos disformes.

O uso é simples: o espelho tem 2 canetas especiais que entram em contato com o visor touchscreen do iPad, selecionando e arrastando o desenho distorcido em 2D; ao girar, a reprodução em 3D da foto aparece refletida no espelho, dando uma visualização de 360º da imagem. Essa é a chamada anamorfose, ou seja, a visualização de imagens 2D que estão distorcidas, variando o ângulo em que se olha.

Segundo o site Gizmag, a técnica não é nada nova: era usada no século 16 por pintores, para esconderem alguns objetos nas pinturas e que só poderiam ser vistos de outro ângulo.

O objetivo das pesquisadoras é tornar sites de e-commerce mais realistas: "Agora, poderemos projetar informações em objetos 3D. Então, achamos que o sistema pode ser usado para tornar sites de compras mais amigáveis", diz Chihiro Suga, da equipe da universidade.

Veja abaixo um vídeo que mostra o Anamorphicons em ação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário