sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cães e gatos devem ser vacinados a partir deste sábado

Campanha segue até 14 de dezembro
Campanha segue até 14 de dezembro
Donos de cães e gatos devem vacinar seus animais a partir deste sábado (5). A Campanha Anual de Imunização Antirrábica segue até 14 de dezembro. Devem receber a dose do medicamento, bichos a partir de três meses, fêmeas paridas com mais de 15 dias e os animais que receberam a dose pela primeira vez devem tomar a segunda aplicação 30 dias depois.
A imunização será feita nas unidades de saúde e em postos extras, conforme programação. A população de animais de Salvador é estimada em 200.070 cães e 49.692 gatos. O objetivo é vacinar 80% desses bichos.
Doença -  A raiva é uma doença contagiosa e incurável, que é transmitida por vírus através da saliva do animal doente. Os principais transmissores da doença são cães e morcegos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 55 mil pessoas morrem anualmente com raiva no mundo. 

Os sintomas são dificuldade de engolir, salivação abundante, paralisis das patas traseiras e mudanças de comportamento. Se alguém for agredido por um animal, deve limpar o local com água e sabão e desinfetar com álcool. Também é necessário observar o bicho por 10 dias e no caso dele morrer ou apresentar sintomas da doença, é recomendável entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os números são 3611-7309, 3611-7308 e 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário