sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Orçamento Gastos do fim de ano podem comprometer bolso em 2012

Pagamentos à vista podem render em desconto de até 10% nos impostos
Pagamentos à vista podem render em desconto de até 10% nos impostos
Antes de gastar com as datas comemorativas de fim de ano é preciso ficar atento que, logo em seguida, surgem gastos com tributos como IPVA e IPTU, além das despesas escolares.
Segundo o diretor de economia da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Roberto Vertamatti, atualmente existem 80 impostos diferentes aos quais estamos sujeitos.
E atrasar algum desses tributos pode significar nome "sujo" e multas, algumas com até 20% do valor do tributo.
Segundo o diretor, com a maior disponibilidade de crédito para o consumidor, é importante que o cliente defina quais são as suas reais necessidades, além de planejar todos os gastos considerando sempre a sua renda disponível.
"Preferencialmente gaste menos do que tem de renda como forma de fazer uma reserva financeira para fazer frente a eventuais gastos extras, previstos ou não, ou até para planejar a compra de algum bem no futuro", recomenda.
Vertamatti dá dicas de pagamentos para os principais impostos do início de ano:
  • IPTU
O parcelamento deste imposto pode gerar juros que vão de 1% a 2% ao mês.
Já as multas para o não pagamento costumam variar de cidade para cidade, mas podem atingir o valor de até 20% da conta.
  • IPVA
Neste imposto, o ideal é pagar a vista. Segundo Vertamatti, o desconto à vista é de 3%.
Para ele, tirar dinheiro da poupança ou de aplicações com renda fixa para pagar à vista é uma opção interessante, porque o desconto é maior que o rendimento dessas aplicações, que giram em torno de 0,58% ao mês, 6% ao ano.
  • Material escolar
De acordo com o diretor, o pagamento à vista dos materiais pode render desconto de até 10%.
Já para aqueles não possuem essa opção, Vertamatti recomenda o parcelamento. Mas alerta com relação aos atrasos, que podem gerar juros na média de 250% ao ano.
Com relação às dívidas na mensalidade da escola, o executivo recomenda procurar a instituição e buscar uma negociação atrativa por meio de pagamentos em parcelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário