quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Corte britânica decide que Julian Assange deve ser extraditado

Fundadador do site Wikileaks, que está livre sob fiança, está sendo acusado de crimes sexuais contra duas ex-voluntárias da organização
02 de Novembro de 2011 | 10:30h
Compartilhe:
  
6
Share
  Imprimir


Reprodução
Wikileaks
O fundador do WikiLeaks Julian Assange pode ser extraditado da Grã-Bretanha para a Suécia por causa das acusações de crimes sexuais. Um juiz britânico havia aprovado o pedido da Suécia para a extradição de Assange em fevereiro, mas ele recorreu. Hoje (02/11), a Alta Corte de Londres rejeitou o apelo do sueco.

Segundo a agência de notícias Reuters, autoridades suecas querem questionar o jornalista sobre acusações de estupro e violência sexual contra duas ex-voluntárias do WikiLeaks.

Os advogados do acusado afirmam que o pedido da Suécia é legalmente falho e que o sexo havia sido consensual. Os defensores estão considerando uma apelação, que deve ser feita em até duas semanas. Assange continua livre sob fiança.

Crise no Wikileaks

A organização que divulga documentos sigilosos na internet está sofrendo bloqueios financeiros por empresas norte-americanas como Visa e Mastercard. Por conta disso, no mês pasado, Assange disse que o Wikileaks iria parar de publicar documentos secretos e se dedicaria à angariação de recursos.

O fundador do site ainda afirmou que, se o bloqueio de dinheiro não acabasse até o fim do ano, a organização não teria condições de continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário