terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fifa escolheu Neymar por marketing?

José Ferreira Neto é comentarista de esportes do Grupo Bandeirantes
 
 
Nesta terça-feira finalmente a Fifa confirmou os 23 nomes pré-selecionados para o prêmio Bola de Ouro como melhor jogador da temporada 2011. E como já havia sido especulado, o brasileiro Neymar apareceu na lista como o único que não atua em nenhum país do continente europeu. Às vezes me pego pensando se isso não seria apenas marketing da entidade para dar uma globalizada no evento.
Calma santistas, não que o moleque da Vila não mereça esse troféu. Pelo contrário! Pra mim estaria fácil entre os 3 finalistas. Mas será que os caras que comandam o futebol pensam assim? A Fifa como muitos outros setores que sobrevivem do futebol trabalham em função de política. Tudo muito bem planejado. Aí pensando em início da promoção para o Mundial de 2014, o camisa 11 do Peixe arrebentando, pra que não relacioná-lo? Não é mesmo? Agradaria todo mundo. Faz todo o sentido.
O mais engraçado é que esses mesmos homens não tiveram a mesma boa vontade com Edmundo, que era o melhor jogador do mundo em 1997. Nem com o argentino Riquelme, que no início dos anos 2000 foi arrasador com a camisa do Boca Juniors. Isso só para citar dois exemplos. Tenho convicção que nesse tempo todo de premiação muitos jogadores sul-americanos que atuavam em seu continente estavam em melhores condições técnicas que os vencedores de fato.
Por isso tudo me fica essa dúvida: é sincera essa escolha do Neymar? Se a Copa de 2014 não fosse em terras brasileiras ele teria essa oportunidade de concorrer? Se tudo isso que estou falando é uma grande bobagem (e espero que seja!), porque então no vídeo do craque brasileiro no site da Fifa aparece um argentino? Mera coincidência ou descaso? Vejam só do que falo:

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