sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Grécia Parlamento grego dá voto de confiança a Papandreou

Evangelos Venizelos: governo de unidade nacional deverá durar, pelo menos, até fevereiro
Evangelos Venizelos: governo de unidade nacional deverá durar, pelo menos, até fevereiro
O voto de confiança ao primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, foi aprovado no Parlamento; começa no sábado (5/11) debate para formação de governo de coalizão.
O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, recebeu nesta sexta-feira (4/11) um voto de confiança no Parlamento, em Atenas, depois de garantir uma maioria de 153 votos - eram necessários pelo menos 151 votos favoráveis.
Já 145 deputados votaram contra em um total de 298 votos.
Deste modo, Papandreou evita o cenário de eleições antecipadas pedido pelo líder do maior partido da oposição, o Pasok, e prepara-se para sair de cena para dar lugar a um novo governo de coalizão com maioria parlamentar.
E isto porque o líder grego já chegou a acordo para se afastar do cargo e deixar o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, formar um governo de coalizão com o objetivo de alcançar a aprovação do último resgate à Grécia no Parlamento, revelaram fontes próximas do acordo à Reuters.
Segundo Venizelos, este governo de unidade nacional deverá durar, pelo menos, até fevereiro.
Antes da votação do voto de confiança, Georges Papandreou adiantou que ainda planeja encontrar-se no sábado com o presidente grego, Korolos Papoulias, para discutir a sua decisão e dar início às conversações com os partidos da oposição para a formação de um governo de unidade nacional.
O pedido de voto de confiança foi apresentado na segunda-feira (31/10) por Papandreou, depois de ter anunciado um projeto de referendo sobre o plano europeu de resgate da Grécia, iniciativa que foi, entretanto, abandonada devido à agitação que causou no país e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário