terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pouco antes de embarcar, Freixo dá entrevista e fala sobre ameaças

O deputado Marcelo Freixo confirmou ao Jornal do Brasil,por volta das 21h desta terça-feira, que estava dentro doavião prestes a decolar do Galeão com destino à Europa. O parlamentar recebeu um convite da Anistia Internacional para viajar por causa de uma série de ameaças de morte, que se intensificaram nos últimos meses, após a execução da juíza Patrícia Acioli. 
Marcelo Freixo presidiu a CPI das Mílicias em 2008 e foi responsável pela prisão de mais de 200 criminosos paramilitares. Em entrevista à BBC poucas horas antes do embarque, já no Galeão, o parlamentar voltou a dizer que já recebeu sete ameaças de morte apenas em outubro.
"Foi um aumento muito grande das ameaças neste momento, por isso aceitei o convite da ONG Anistia Internacional para passar uns dias fora, tempo suficiente para fazer o ajuste da minha segurança no Rio", disse.
O deputado informou ainda que as ameaças vêm dos grupos de milicianos que foram investigados na CPI das Milícias em 2008. 
"Eles são controlados por policias em atividade. Há um informe da CPI de que teve uma investigação que fizemos que levou à prisão de mais de 500 membros de milícias aqui noRio. Por isso recebo essas ameaças. Porque vários de seus líderes foram presos pela investigação que fizemos.", acrescentou. 
Na tarde desta terça-feira (1), manifestantes se reuniram nas escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em solidariedade ao deputado.
1 / 17
O exílio de Freixo chamou a atenção da imprensa internacional. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ele disse que não combate as milícias por ser um "herói", mas por ser sua "obrigação".
Freixo também enviou mensagens pelo Twitter, pouco antes de partir para a Europa. Numa das últimas mensagens, o deputado mencionou um cordel feito para ele, por alunos de uma escola dde Niterói, onde ele lecionou:
"Acabo de ler o cordel feito pra mim pelos alunos do AEN de Niterói. Emocionante e inesquecível!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário