segunda-feira, 11 de junho de 2012


Pastor afirma que críticos de Ricardo Gondim são “tendenciosos” e que a igreja evangélica vive uma “crise de pensamento”. Leia na íntegra

Pastor afirma que críticos de Ricardo Gondim são “tendenciosos” e que a igreja evangélica vive uma “crise de pensamento”. Leia na íntegra
O pastor e blogueiroCarlos Moreira publicou artigo em análise às críticas feitas ao pastor Ricardo Gondim, e afirmou que o pastor da Igreja Betesda “é parte da história recente do cristianismo em nosso país”.
Moreira afirma que sua intenção não é defendê-lo, mas compreender como Ricardo Gondim foi de “herói da fé a arqui-herege” na opinião das pessoas.
O texto do pastor Moreira cita Caio Fábio e afirma que “a igreja é o único exército que mata os seus feridos”, e crítica a igreja evangélica como um todo: “Nós perdemos o respeito pelos nossos líderes, somos uma geração sem referências, sem influências, sem heróis. Joga-se no lixo tudo o que um homem fez em sua vida porque ele não está seguindo a risca, para usar uma fala do próprio Gondim, o ‘evangelho’ segundo os santos evangélicos!”.
A falta de incentivo ao pensamento por parte dos líderes evangélicos gerou uma crise, segundo Moreira: “Crise de pensamento, é a substituição da intuição pela dogmatização, do questionamento pelo fundamentalismo, da liberdade de expressão pela tirania da letra. Onde os cristãos imaginam que vão parar isolando-se cada vez mais do ‘mundo’? Como poderá a teologia sobreviver nos dias atuais separada do resto do pensamento e do conhecimento humano?”, questiona o pastor.
Carlos Moreira afirma estar preocupado com a origem das críticas ao pastor Ricardo Gondim, pois segundo ele, seus críticos demonstram parcialidade e incapacidade de debater ou analisar os assuntos e propostas que o líder da Igreja Betesda discute e se arrisca a opinar.
-Muitos dos que fizeram análises e avaliações das falas e textos de Gondim sequer têm preparo para sentar com ele numa mesa e conversar, cinco minutos que seja, sobre os temas “malditos”. A grande maioria dos líderes e pastores que o detratam são rasos, possuem um conhecimento de “epiderme”, nunca investiram nem no estudo das Escrituras nem em estudos de outros campos do saber. Estes, jamais topariam um debate com o Gondim em rede nacional, pois, certamente, ficariam desconfortáveis e, provavelmente, sem argumentos consistentes para refutar pensamos e ideias. Boa parte dos textos “apologéticos” que li fazem “recortes pinçados” daquilo que Gondim afirma, uma espécie de edição via fotoshop, numa clara demonstração de que a análise é, no mínimo, tendenciosa. É a velha práxis de “coar o mosquito” enquanto se engole o “tiranossauro-nosso-de-cada-dia”.
Segundo o pastor Carlos Moreira, a maioria das igrejas evangélicas “continuam dizendo que ‘Jesus é a solução’, mas não têm a mínima ideia do que o mundo está hoje questionando”.
-Quando vejo alguns homens que jugo serem pessoas sérias, coerentes, pensantes, representativas e, sobretudo, gente de Deus abandonando o que aí está posto, quando ouço, por exemplo, um Leonardo Boff falar que o cristianismo deveria se aproximar mais da existência, ou um Cáio Fábio afirmar que hoje vivemos a perversão do Evangelho de Jesus, ou um Gondim romper com o movimento evangélico, fico contando o que sobrou e, sinceramente, assusta-me o que parece nos reservar o futuro! Acho que Deus terá de levantar as “pedras” para pregar, pois faltarão pregadores. Ou então vamos ficar com os estelionatários que aí estão, na TV, no rádio, gente tão perversa que aqui não cabe nem nominar – pontua Moreira.
O pastor e blogueiro Carlos Moreira afirma ainda que sua opinião em relação às críticas feitas a Ricardo Gondim podem render críticas a ele também: “Agora é só aguardar as pedradas”, e emenda dizendo que “é privilégio sofrer pela causa do Evangelho e pelo nome de Jesus, ainda que muitos não vejam que o que está acontecendo se encaixe neste contexto”.
Confira abaixo a íntegra do artigo “Ricardo Gondim: de ‘Herói’ da fé a Arqui-herege”, do pastor Carlos Moreira, no Genizah:

Nenhum comentário:

Postar um comentário