quarta-feira, 13 de junho de 2012


Como perder a vergonha de levantar a mão durante a aula

    Muitos estudantes se apavoram com a possibilidade de perguntar algo ou responder uma pergunta feita pelo professor. Saiba como resolver esse problema e se tornar um aluno participativo.
    Todo mundo concorda que perguntas nos últimos minutos de aula têm um poder altamente irritante. Mas se isso acontecer nos outros tantos minutos que uma aula possui, não vão atrapalhar em nada. No entanto, muitas pessoas ficam apavoradas apenas de pensar em levantar a mão durante a explicação do professor.
    Se você é do tipo de pessoa que fica sempalavras quando precisa falar na frente de todos os seus colegas, que morre de vergonha de fazer perguntas idiotas e que prefere se dar mal na prova a tirar uma dúvida, saiba que você não está sozinho. Mas com algumas práticas simples é possível perder o medo e fazer perguntas pertinentes:

    O que fazer para perder o medo de perguntar: 1. Tarefas

    Antes de ir para aula, faça todas as suastarefas, tanto as de interpretação quanto as de leitura e resolução de exercícios. Desta maneira fica mais fácil identificar quais são os seus pontos fracos.

    O que fazer para perder o medo de perguntar: 2. Revisão

    Antes que a aula comece, revise os pontos que você anotou sobre a aula anterior. Nas margens do seu caderno, escreva palavras chaves que te ajudarão a lembrar o conteúdo de maneira rápida.

    O que fazer para perder o medo de perguntar: 3. Confiança

    Sinta-se confiante a respeito do que você entendeu e o que ainda deixou brechas na sua interpretação. Parece fácil de dizer e difícil de colocar em prática, mas se você revisar o conteúdo e fizer suas tarefas, isso se tornará apenas uma consequência.

    O que fazer para perder o medo de perguntar: 4. Busca

    Quando o professor falar sobre determinado assunto ou fizer uma questão em sala, busque rapidamente a palavra chave relacionada com aquilo no seu caderno. Fique atento às anotações que você já fez.

    O que fazer para perder o medo de perguntar: 5. Relaxe

    Não viva na tensão de procurar pela “hora certa para perguntar”. Desligue-se disso e mantenha o foco na aula. Se alguma dúvida surgir, resolva-a de forma natural.
    Depois de praticar esses passos, você se sentirá mais confiante para fazer – e até mesmo responder - os questionamentos que surgirem durante a aula. Quando você se sentir totalmente confiante para perguntar, vai melhorar as suas habilidades. Saiba como:

    Como perder o medo de perguntar em sala de aula: 1. Não tenha vergonha

    Pare de pensar que sua pergunta é estúpida ou que a sua resposta está errada. Se você estiver perguntando, mantenha em mente que a sua dúvida pode ser a de mais colegas seus. Se você precisar responder a uma questão, lembre-se que se ela estiver meio certa você já fez um ótimo trabalho.

    Como perder o medo de perguntar em sala de aula: 2. Continue tentando

    No começo pode ser difícil ver a sala toda em silêncio com a atenção voltada para você, mas continue tentando. Sempre que surgir uma dúvida verifique se você realmente não entendeu e então formule a questão antes de fazê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário