O deputado Marcelo Freixo confirmou ao Jornal do Brasil,por volta das 21h desta terça-feira, que estava dentro doavião prestes a decolar do Galeão com destino à Europa. O parlamentar recebeu um convite da Anistia Internacional para viajar por causa de uma série de ameaças de morte, que se intensificaram nos últimos meses, após a execução da juíza Patrícia Acioli.
Marcelo Freixo presidiu a CPI das Mílicias em 2008 e foi responsável pela prisão de mais de 200 criminosos paramilitares. Em entrevista à BBC poucas horas antes do embarque, já no Galeão, o parlamentar voltou a dizer que já recebeu sete ameaças de morte apenas em outubro.
O deputado informou ainda que as ameaças vêm dos grupos de milicianos que foram investigados na CPI das Milícias em 2008.
Na tarde desta terça-feira (1), manifestantes se reuniram nas escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em solidariedade ao deputado.
O exílio de Freixo chamou a atenção da imprensa internacional. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ele disse que não combate as milícias por ser um "herói", mas por ser sua "obrigação".
"Acabo de ler o cordel feito pra mim pelos alunos do AEN de Niterói. Emocionante e inesquecível!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário