Apartir do dia 12/01 será dado inicio aos registros de novos sufixos para internet
Publicado em: 12 de janeiro de 2012
A partir de 12 de janeiro de 2012, tem início o período de submissão de candidaturas a novos sufixos Internet, os chamados "top level domains", junto à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).
A mudança afetará o conjunto denominado Domínios Genéricos de Nível Principal (gTLDs). Atualmente menos de 30 sufixos constituem o nível mais alto na formação dos nomes na Internet. São cerca de 240 códigos de países (como .br para o Brasil, .it para Itália ou .de para Alemanha) e mais outros 23 sufixos caracterizados como gTLDs ( .com, .net, .biz, .travel e outros). Este grupo (gTLD) passará a agregar também os novos sufixos que forem aprovados.
Espera-se que os primeiros sufixos que forem aprovados no processo de análise e forem concedidos entrem em atividade somente no 1º trimestre de 2013. O processo não é barato. Para a candidatura a um sufixo são estimados cerca de R$ 500 mil de investimento (apenas os custos do processo ICANN são de US$ 185 mil), e outra quantia de igual monta para cada cinco anos de funcionamento, além garantias financeiras e requisitos técnicos, como a da contratação de um provedor de "back end" que irá gerenciar e publicar a base de dados com os nomes desse sufixo na Internet. Para eventuais candidatos brasileiros, uma opção de "back end" é o próprio registro brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário