terça-feira, 26 de junho de 2012


Sexo com criança em qualquer caso é estupro, decide STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que relação sexual com criança de dez anos é estupro, e não pode ser qualificado como algo diferente. A decisão foi tomada pela 1ª Turma do STF por unanimidade, em maio último, ao acompanhar o voto da ministra Rosa Weber.
Estava em julgamento um habeas corpus impetrado pela Defensoria Pública da União em favor de um paranaense condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, sob acusação de estupro e atentado violento ao pudor contra uma enteada, então com dez anos, de 2003 a 2004.
Até 2009, o Código Penal considerava que o estupro deveria ser cometido mediante violência, e que ela era presumida quando se tratava de vítimas menores de 14 anos. O artigo foi revogado e a lei atual não cita mais violência, ou seja, não é preciso prová-la.
“Não é possível qualificar a manutenção de relação sexual com criança de dez anos de idade como algo diferente de estupro ou entender que não seria inerente a ato da espécie a violência ou a ameaça por parte do algoz”, afirma o acórdão do STF, publicado dia 12.
Essa decisão contrasta com a absolvição pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em março, de um homem acusado de estuprar adolescentes de 12 anos. O STJ entendeu que a presunção de violência não seria absoluta, pois as meninas eram prostitutas. O caso ainda tramita no STJ.
Violência relativa
O entendimento do STJ foi de que a violência no crime de estupro era relativa – dependia de cada caso – e não absoluta. Ou seja, poderia ser questionada mesmo em se tratando de menores.
A decisão do STJ foi criticada pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pela Associação Nacional dos Procuradores da República, que viu uma afronta ao princípio da proteção absoluta a crianças e adolescentes.
Em nota, o STJ afirmou, na ocasião, que “apenas permitiu que o acusado possa produzir prova de que a conjunção ocorreu com consentimento da suposta vítima”.

Governo abre 40 mil vagas em cursos na área de turismo; inscrições nesta sexta-feira


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (25) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá 40 mil vagas em cursos para áreas ligadas ao turismo. Até a Copa do Mundo de 2014, o governo federal terá oferecido 240 mil cursos em 30 áreas como agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos. Em entrevista ao programa de rádio ‘Café com a Presidenta’, Dilma disse que o governo promete abrir também 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras.
Os cursos serão gratuitos e terão oferta em 116 cidades, entre elas, as 12 que sediarão jogos da Copa do Mundo, os municípios em torno dessas cidades e outras localidades que são destinos turísticos reconhecidos internacionalmente. “Quem tiver interesse em um desses cursos deve fazer sua inscrição na página do Ministério do Turismo na internet, desta sexta-feira (29) até o dia 16 de julho”, orientou a presidente durante programa.
Segundo Dilma Rousseff, o setor de turismo no Brasil cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial; e hoje o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores em todo o país.
A presidente atribui esse crescimento não só ao aumento de estrangeiros visitando o Brasil, mas também ao turismo interno. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”, contabilizou Dilma. “Isso é o resultado do grande número de visitantes estrangeiros no Brasil, mas principalmente é graças ao grande número de brasileiros que estão viajando, alguns pela primeira vez, e descobrindo as belezas do nosso país”, ponderou.
De acordo com o Dilma, além da capacitação de pessoal, há investimentos em infraestrutura (rodovias, portos e aeroportos ) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela”.

Bíblia desvia tiro e salva vida de uma mulher na Baixada Fluminense


"A Bíblia salva de muitas maneiras. Dessa vez, foi físico", afirmou Marcos que estava acompanhado da esposa no momento do tiroteio
Uma bíblia armazenada no baú da motocicleta de seu marido, o montador de móveis Marcos Souza, salvou a vida de Danúbiah Mendes. O  livro foi capaz de interromper o trajeto de um projétil, impedindo-o de atingir as costas da mulher, que estava na garupa. O casal, que é evangélico, raramente transporta a bíblia no compartimento da moto.
“Nós estávamos saindo de uma igreja em Austin, a caminho da igreja que frequentamos, em Vilar dos Teles”, explicou Danúbiah. O casal faz parte da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo em Vilar dos Teles.
Casal só viu o projétil horas depois, quando saiam do culto na igreja que frequentam
O fato aconteceu no último domingo (24). O casal estava na Via Dutra, na altura da saída para São João de Meriti, por volta de 19h40m, quando ouviu três tiros. ”Eu estava ultrapassando três carros. Quando ouvi o barulho, acelerei mais” completou o marido.
Os dois só se deram conta do que havia acontecido depois que o culto da igreja acabou. Ao abrir a bíblia, viram as páginas rasgadas e chegaram a pensar que alguma criança tinha feito o furo com uma caneta. Mas logo perceberam que uma bala estava dentro do livro, na altura do capítulo oito do Apocalipse.
“Sempre acreditei na salvação em muitos aspectos, mas dessa vez foi uma coisa visual. Vi a bala ali dentro, lembrei dos tiros e chorei”, disse Danúbiah.
“A Bíblia salva de muitas maneiras. Dessa vez, foi físico. Algumas folhas de papel salvaram a vida da minha esposa”, disse Marcos emocionado.

‘O Globo’ diz que Ass. de Deus cria partido político; Pr. Silas comenta

A coluna “Panorama Político”, do jornal “O Globo” desta terça-feira (26), afirma que “a igreja evangélica Assembleia de Deus foi quem criou o Partido Ecológico Nacional” (PEN).
A publicação diz ainda que a Assembleia de Deus segue os passos da Igreja Universal do Reino de Deus, “que já tem há algum tempo seu partido, o PRB”.
Pastor Silas Malafaia comenta:
Uma das provas do crescimento da igreja evangélica brasileira é que qualquer notícia relevante ou notícias fabricadas, que envolvam igrejas ou pastores, tem vez na imprensa. Por causa disto, espertalhões de plantão sem nenhuma expressão ou representatividade no meio evangélico querem tirar proveito para algum interesse próprio.
A outra questão é: por que um jornal da grandeza e reputação de “O Globo”, planta uma notícia que não tem uma fala de nenhum líder de expressão das Assembleias de Deus? Pela estrutura organizacional desta Igreja, ninguém pode abrir partido político em nome dela, se tem membros ou pastores abrindo partido político, o favor que eu peço é que respeitem os milhões de assembleianos que não tem nada a ver com isso.
Por favor, deixem a igreja de fora desta questão, e o que o povo evangélico precisa aprender, incluindo os assembleianos, é que precisamos exercer a nossa cidadania, termos representantes do nosso segmento em todas as instâncias de poder, mas jamais se utilizar do nome da igreja, pois ela é de Jesus

Primeiro-ministro israelense promove ‘Clube da Bíblia de Estudo’ em sua casa


O Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu abriu a primeira sessão do “Clube da Bíblia de Estudo” em sua residência oficial em Jerusalém, fazendo reviver uma tradição de décadas: o estudo da bíblia na casa do primeiro-ministro. ”Estamos estudando a Bíblia, a Bíblia é o livro do povo judeu, mas também o livro de valores universais”, disse Benjamin. “É a história do povo judeu e que expressa a esperança de que vamos voltar a esta terra”.
Ha dois anos atrás, Avne, o filho mais novo de Benjamin, foi o terceiro colocado na competição anual ‘Bíblia Internacional’ realizado em Jerusalém. Benjamin disse que estuda a Bíblia hebraica com seus filhos todos os sábados.
“Eu acho que em muitos aspectos, é uma parábola para a humanidade, porque se o povo judeu foi capaz de atravessar a odisseia do tempo, o abismo da aniquilação, e conseguir voltar à nossa pátria ancestral, para reconstruir nossas vidas, isso significa que há esperança para toda a humanidade”, disse Benjamin.
O Primeiro ministro, sua esposa, Sarah, e mais de uma dezena de rabinos e estudiosos estudaram o livro de Rute a partir das escrituras judaicas, conhecido pelos cristãos como Antigo Testamento. Benjamin pediu ao professor de Bíblia Judaica, Micah Goodman, para conduzir a sessão.
“Eu falei de histórias bíblicas e ideias bíblicas e como a Bíblia pode nos guiar em desafios bem sofisticados e modernos de soberania judaica em Israel, nós temos que comunicar isso aos israelitas seculares bem como aos israelitas religiosos”, disse Mirah.
Mirah Goodman relata ainda que Benjamin disse ao grupo que quando ele lê a Bíblia, ele está sempre chocado com o quão relevante ela é.
O professor do estudo, Mirah, disse também que como líder do povo judeu em um volátil Oriente Médio, Benjamin precisa de um refúgio de vez em quando. ”Ele fugiu para a Bíblia, para algo que está além do tempo, além da política, além do dia a dia. E mergulhar neste grande texto e lidar com essas grandes ideias, de alguma forma, ele sentiu como se fosse uma lufada de ar fresco para ele”, explicou Mirah.
“E por isso estamos estudando o nosso mapa e nossa bússola e nossa fundação, a Bíblia”, concluiu Netanyahu convidando os repórteres a participar do estudo, segundo publicação da CBN News.

Fábio Maldonado inova e leva lutas de MMA para dentro da igreja


Fábio Maldonado, lutador do Ultimate Fighting Championship (UFC), está levando os treinos de Artes Marciais Mistas (MMA) para um salão de uma Igreja Presbiteriana em Sorocaba, no interior de São Paulo.
O lutador conta com o apoio da igreja e do pastor Ivanilson Bezerra da Silva, que costuma ser “vítima” dele. “A religião, assim como o esporte, exige disciplina. Quem pratica esporte se dedica, não fica na noite, tem uma vida regrada. Na igreja é a mesma coisa. Por isso, trouxemos o esporte para cá, queremos tirar as crianças da rua e vê-las praticando esporte”, explicou o pastor.
Sem dó, Maldonado também treina com o pastor da igreja (de quimono branco)
As crianças também contam com o apoio de Maldonado. Ele costuma ser visto como espelho e ajuda os jovens durante os treinamentos. “É bom ver essa molecada longe das ruas, com sonhos. Fico feliz em poder ajudá-los”, disse.
O mais interessante dessa história é que depois da “pancadaria”, os lutadores se reúnem para fazer uma oração, agradecendo a Deus pelo dia. “A gente agradece por tudo ter dado certo, por ninguém ter se machucado e pedimos força para continuarmos lutando”.
Depois dos treinos, os atletas se reúnem para orar e agradecer a Deus pelo dia
O salão da igreja é um dos locais de treinamento do lutador, que se prepara para mais um combate, que ainda não tem data e nem adversário definido, mas entre um golpe e outro, ele aproveita para pedir “desculpas” aos adversários. “A gente bate e pede perdão já (risos)”, brincou.
Maldonado, que vem de derrota polêmica para o croata Igor Pokrajac, no UFC on Fuel, espera aprimorar seus golpes de jiu jitsu e não ser demitido pelo exigente chefão do UFC, Dana White. “ Não vai ser um bando de jurados despreparados que vão acabar com a minha carreira, que farão eu perder o meu emprego. Eu sigo treinando forte, na espera pelo próximo adversário e sei que tenho o apoio e a torcida de todos aqui”, comentou.

Extremistas islâmicos proíbem vacinação contra paralisia infantil no Paquistão


A pólio é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador do vírus da doença ou então com fezes humanas. Os sintomas principais são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos incapacidade de mexer os membros
Matéria publicada nesta terça-feira (26) no jornal O Globo noticiou que um dos líderes tribais da organização extremista Talibã, no Paquistão, divulgou comunicado proibindo a vacinação contra a poliomielite, que provoca a paralisia infantil, em seu território. Segundo Maulvi Nazir, que comanda radicais da província do Waziristão do Sul, no nordeste do país, todos os programas de imunização devem ser cancelados até que os ataques de aviões não tripulados dos EUA sejam interrompidos.
“Por trás dessas campanhas de vacinação, os EUA e seus aliados estão espalhando uma rede de espionagem que trouxe morte e destruição na forma de ataques aéreos”, diz a mensagem. “Por um lado, eles matam crianças inocentes em ataques de avião não tripulados, enquanto salvam suas vidas com as vacinas”.
No início de junho, outro líder radical do Paquistão baniu a vacinação contra a poliomielite em seu território. Na mesma linha de Nazir, Hafiz Gul Bahadar, comandante do Talibã no Waziristão do Norte, também acusou os agentes de saúde de participarem de operações arquitetadas pelo Ocidente e proibiu a imunização até que os ataques com avião não tripulados acabem.
Para atrair a simpatia do governo para a causa, a mensagem de Nazir lembra o caso do médico Shakil Afridi, que organizou uma campanha de vacinação contra hepatite na cidade de Abbottabad, no Paquistão, onde se escondia o líder da al-Qaeda e extremista mais procurado do mundo, Osama bin Laden. A ação de Afridi ajudou as autoridades americanas a descobrirem o paradeiro do terrorista, que foi executado por militares americanos, numa operação não autorizada pelo Paquistão. Afridi acabou sendo preso pelas autoridades paquistanesas e acusado de traição.
O Paquistão é um dos únicos três países no mundo onde crianças ainda sofrem com surtos da pólio. Organizações de ajuda humanitária criticam a utilização de campanhas de vacinação como táticas de espionagem, denunciando que essa prática fez com que regiões tribais suspeitassem da seriedade do trabalho de erradicação de doenças.
Os ataques de aviões não tripulados em território paquistanês são em maioria nas províncias do Waziristão do Sul e do Norte, dominadas pelos radicais e suscetíveis à disseminação de doenças por serem regiões tribais. Os bombardeios se intensificaram após a conferência da Otan em Chicago, realizada em maio. No evento, autoridades paquistanesas falharam em dar garantias de que o país iria abrir as fronteiras para que a aliança pudesse enviar materiais e mantimentos para tropas ocidentais no Afeganistão.

sexta-feira, 22 de junho de 2012


Igreja Anglicana cria instituto em homenagem a reverendo Robinson Cavalcanti

Igreja Anglicana cria instituto em homenagem a reverendo Robinson Cavalcanti
O reverendo Robinson Cavalcanti, que foi assassinado por seu filho adotivo no dia 26 de fevereiro deste ano, está sendo homenageado com a criação de um instituto que leva seu nome. A iniciativa partiu de clérigos da Diocese Anglicana de Recife (PE), os reverendos Hermany Soares e Maurício Cunha Amazonas, é também da secretária pessoal de Robinson, Magna Barbosa.
A pedra fundamental do Instituto Robinson Cavalcante foi lançada na Paróquia Anglicana Jardim das Oliveiras, em Recife/PE, nesta quinta-feira, 21, dia em que o reverendo completaria 68 anos. A criação do instituto era um sonho que Robinson pretendia realizar em 2014, ao se aposentar.
O reverendo Hermany explicou que o instituto é uma continuação da obra de Robinson, “Queremos dar continuidade àquilo que foi pregado pelo bispo em todos os lugares por onde ele passou, enfim, continuar a missão que ele praticava”.
O Instituto Robinson Cavalcanti reunirá a biblioteca pessoal e os arquivos da vida eclesiástica do autor anglicano. Será lançado um site com mais de 18 mil textos, todos de autoria do reverendo, além de livros e arquivos de imagem.

Pesquisa revela que evangélicos leem o dobro da população em geral

Pesquisa revela que evangélicos leem o dobro da população em geral
Um estudo realizado recentemente, revelou que os evangélicos brasileiros estão lendo mais. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, incentivados pela leitura bíblica, os evangélicos leem o dobro da população em geral.
É o caso da contabilista Carolina Dias, que contou um pouco da sua experiência com a leitura, “De fato, conforme você vai lendo, vai querendo saber mais. Acredito que isso aconteça com aqueles que desejam conhecer mais a Deus. Foi o que aconteceu comigo. Eu não gostava mesmo de ler, mas, a partir da leitura da Bíblia, que foi escrita por homens inspirados por Deus, também comecei a ler outros livros que complementasses os ensinamentos.”, relata a jovem de 25 anos.
A perspectiva de crescimento é ainda maior, só no Brasil, são produzidas cerca de 8,5 milhões de Bíblias por ano. O comércio de livros evangélicos também tem crescido expressivamente, principalmente por causa da ascensão da classe C e também pelo crescimento da população evangélica no país.
Segundo informações da Câmara Brasileira de Livros (CBL), o segmento de livros evangélicos representou 14,7% no índice de faturamento do mercado no ano de 2011, o que representou um faturamento de R$479 milhões. Já para 2012, a projeção é crescimento, com a previsão de que os livros cristãos alcancem a marca de R$548 milhões de faturamento.

Pastor Silas Malafaia nega informação de que a Avon teria suspenso venda de seus livros: “Marca dos ativistas gays, mentira e calúnia”

Pastor Silas Malafaia nega informação de que a Avon teria suspenso venda de seus livros: “Marca dos ativistas gays, mentira e calúnia”
Após a divulgação da informação que a empresa de cosméticos Avon teria retirado os livros do pastor Silas Malafaia de seu catálogo, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo ironizou a informação em seu perfil no Twitter.
Malafaia afirmou que “há sites evangélicos comendo na mão de sites gays”, devido à ampla repercussão por parte desses veículos da notícia publicada pelo site A Capa.
O imbróglio começou com um abaixo-assinado de ativistas gays pedindo que as publicações do pastor fossem retiradas do catálogo de produtos da Avon.
A empresa, inicialmente se recusou a retirar os livros, afirmando que “um de seus mais importantes pilares é o respeito à diversidade, em todos os seus aspectos”.
Porém, no último catálogo lançado pela empresa, os livros do pastor não constam da lista de produtos disponíveis à venda.
Ao tomar conhecimento da notícia veiculada pelo site A Capa e pelos sites cristãos, o pastor publicou no Twitter seu comentário sobre o assunto: “Há sites evangélicos comendo na mão de sites gays, dizendo que meus livros foram retirados do catálogo de uma grande empresa de cosméticos. Marca dos ativistas gays: mentira e calúnia. Dizem que retiram meus livros de um grande catálogo. Hahaha”.

Federação do Comércio de Rondônia se coloca contra feriado criado em homenagem aos evangélicos

Federação do Comércio de Rondônia se coloca contra feriado criado em homenagem aos evangélicos
Na última segunda feira (18) foi comemorado em Rondônia o dia do evangélico. A data foi tornada feriado oficial no estado por projeto de lei do deputado estadual Maurão de Carvalho (PP). A lei vigora no estado desde 2001, porém está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal pela Federação do Comércio do estado. Por motivo dessa contestação o comércio funcionou normalmente durante o feriado.
De acordo com o Portal de Notícias de Rondônia, a instituição, que representa os comerciantes do estado, alega que ao declarar feriado o Estado invadiu o que é uma competência da União por mexer na questão de Direito do Trabalho
Rubens Nascimento, dirigente da Fecomércio-RO, cita a laicidade do estado com um dos motivos para a contestação do feriado. “O Brasil é um país laico, e seus habitantes possuem liberdade de culto. Os evangélicos merecem todo o respeito, mas obrigar seguidores de outras religiões a comemorarem a data fechando suas portas é não respeitar essa liberdade religiosa”, argumentou.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI-3940 foi impetrada pela Confederação Nacional do Comércio – CNC depois que a Fecomércio fez a denúncia contra o projeto que se tornou lei, e deve agora ser julgada pela Corte Suprema. A ação tramita desde 2007, e já recebeu um parecer favorável da Procuradoria Feral da República. Seu relator é o ministro Gilmar Mendes.
Comentando a nota oficial da Fecomércio-RO que comunicava o funcionamento normal do comércio na capital Porto Velho, o autor da lei afirmou pediu para que a instituição respeite a população evangélica do Estado e afirmou: “É uma lei estadual que deve ser respeitada como qualquer outra Lei. Os parlamentares, os evangélicos e todos os cidadãos devem ser respeitados em seus direitos”.
Carvalho explicou ainda sua motivação ao criar a lei, afirmando que sua intenção foi a de homenagear “esses cristãos tementes a Deus e presentes, em grande número, nos 52 municípios, vilas e distritos de Rondônia. Homens, mulheres e jovens de louvor e oração que lutam incansavelmente pelo direito da dignidade humana”.

Estudante acusa seguranças da Igreja Universal de agressão; Direção da denominação nega

Estudante acusa seguranças da Igreja Universal de agressão; Direção da denominação nega
Um rapaz acusa os seguranças da Igreja Universal do Reino de Deus em Manaus de agredi-lo na porta do templo.
O estudante Valdlayghiton Góis Duarte, de 19 anos, prestou queixa sobre a agressão no 1º Distrito Integrado de Polícia, afirmando que foi agredido na IURD no último sábado, 16/06.
Duarte chegou a ser algemado por policiais que estavam próximos ao templo da denominação, porém foi liberado após esclarecimento da confusão.
A direção da Universal, no entanto, nega que os seguranças o tenham agredido, e afirmaram que a equipe agiu para interromper uma briga entre Duarte e outro rapaz, que se desentenderam no estacionamento da igreja.
De acordo com informações do D24AM, veículo de informação local, a direção da IURD afirmou que a empresa contratada para a segurança do local recebe orientações de não empregar força para conter tumultos: “Os seguranças agiram dentro dos padrões permitidos. Não procedemos da forma como foi relatada na denúncia. Há uma orientação nossa e da empresa de vigilância que presta serviço”, pontuou o comunicado da igreja.

Pesquisa revela que medo do inferno influencia na redução de crimes

Pesquisa revela que medo do inferno influencia na redução de crimes
Uma pesquisa feita por estudiosos norte-americanos afirma que as pessoas que acreditam no inferno são menos propensas a praticar crimes.
Segundo o levantamento, as sociedades que creem em Deus, ou tem sua religião baseada na crença de que atos maus levam ao inferno, possuem taxas de criminalidade menores que as sociedades que veem Deus como um ser bondoso e misercordioso.
O estudo foi realizado pela Universidade de Oregon (EUA), sob responsabilidade do professor Azim Shariff, de acordo com informações do HypeScience.
O professor participou de um estudo sobre comportamento em 2011, denominado “Different Views of God Predict Cheating Behavior” (em tradução livre, “Deuses maus geram pessoas boas: diferentes visões sobre Deus ajudam a prever comportamento e trapaças”), que constatou uma forte relação de crença e honestidade.
O relatório do estudo apontou que universitários que acreditam em Deus como um ser punitivo eram propensos a trapacear menos e serem mais honestos por medo das consequências.
A partir daí o professor Shariff passou a produzir um novo estudo, analisando dados de 143.197 pessoas de 67 países, coletados durante 26 anos, e chegou à conclusão de que é importante observar a forma como as pessoas exercem sua fé, para entender os reflexos dessa prática em sua sociedade.
Porém, os pesquisadores frisaram que apesar de os dados e a comparação entre fé em Deus e criminalidade sejam precisos, as análises precisam ser feitas considerando diversas hipóteses, e que portanto, as conclusões não podem ser precipitadas.

Marina Silva critica Rio+20 e afirma que propostas são “pá de cal” na preservação do meio-ambiente

Marina Silva critica Rio+20 e afirma que propostas são “pá de cal” na preservação do meio-ambiente
A ex-senadora e ministra do meio-ambiente Marina Silva criticou a proposta final feita pelo governo brasileiro para a conferência Rio+20, dizendo que da forma como está, privilegia a economia.
A ex-candidata evangélica à presidência da República afirmou ainda que o acordo feito entre os 193 países participantes da conferência é um retrocesso em relação à Eco92, também realizada no Rio de Janeiro.
-A crise econômica está sendo privilegiada [na negociação]. O documento é uma pá de cal na Rio+20. O erro não é colocar 100 bilhões no FMI, é não colocar 100 bi em um fundo ambiental. Venceu a tese norte-americana. Prevaleceu a tese de que esforços são bilaterais. Que cada país tem que fazer as suas ações. Há um consenso de que o documento não é satisfatório – criticou Marina em entrevista à Globo News.
A  atual ministra do meio-ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que nas negociações foram garantidas medidas de consenso e assegurado um “não-retrocesso” em relação à conferência de 20 anos atrás.
Marina Silva discordou e disse que o resultado foi “pífio” por não garantir que os países invistam na preservação do meio ambiente: “O documento é muito fraco. É uma demonstração de que o que nós estamos enfrentando aqui, não é falta de ambição, é falta de compromisso”, frisou Marina Silva.

Governo recua, e ministro das comunicações reafirma que não pretende proibir que igrejas evangélicas aluguem espaços na TV

Governo recua, e ministro das comunicações reafirma que não pretende proibir que igrejas evangélicas aluguem espaços na TV
A repercussão da proposta do governo de proibir que emissoras de rádio e TV que funcionam por concessão pública aluguem espaços para igrejas evangélicas e religiosos em geral fez o Ministério das Comunicações recuar.
denúncia havia sido feita pelo jornal Folha de S. Paulo, que teria tido acesso à minuta do decreto da presidente Dilma Rousseff, que ainda está em fase de elaboração.
O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, declarou em entrevista ao jornal Valor Econômico, que conversou com um dos representantes da bancada evangélica no Congresso e assegurou que o governo não pretende proibir que religiosos aluguem ou arrendem espaços em emissoras de rádio e TV.
A reação da bancada evangélica à proposta incluiu pronunciamento na tribuna do Senado, por parte do senador Magno Malta, que afirmou “entender” as declarações de Gilberto Carvalho sobre a necessidade de disputar a formação de opinião com os líderes evangélicos.
Para Magno Malta, a fala do ministro-chefe da Casa Civil era uma prévia dos planos do governo em relação ao alcance e formação de opinião entre os evangélicos, que são em sua maioria, de classe C, considerada a nova classe média do Brasil.
Assista ao discurso de Magno Malta no Senado Federal. O trecho que o senador se refere ao projeto de proibir o aluguel de espaços a igrejas evangélicas se inicia a partir de 8 minutos do vídeo:

Bispo Walter McAlister repudia heresias no meio cristão e afirma: “impossível amar a Deus e ser ‘amigo’ de quem distorce a palavra”. Leia na íntegra

Bispo Walter McAlister repudia heresias no meio cristão e afirma: “impossível amar a Deus e ser ‘amigo’ de quem distorce a palavra”. Leia na íntegra
Os debates em torno das vertentes teológicas existentes no meio cristão sempre levantam discussões intensas sobre o que é e o que não é heresia na mensagem pregada pelas mais diversas denominações.
O bispo Walter McAlister publicou um artigo sobre o assunto em seu blog, e adaptou um ditado popular para definir como impensável a relação entre cristãos adeptos da mensagem tradicional e os pregadores das mensagens heréticas: “Heresia é heresia, amizades à parte”, escreveu.
Para McAlister, heresia “é uma postura que esvazia o poder da cruz e, consequentemente, desvirtua a fé para algo que não salva, não dá vida e não nos mantém em relacionamento com o Deus vivo”, e que portanto, deve ser evitada.
Segundo o bispo, abrir espaço para heresias é o caminho para mutações no evangelho: “Se tirarmos a imutabilidade de Deus da equação, desconstruímos o Evangelho. Se não afirmamos a exclusividade de Cristo como o único caminho para a salvação, esvaziamos a sua mensagem e o próprio propósito das Escrituras”.
Walter McAlister afirma ser “impossível amar a Deus e ser ‘amigo’ de quem distorce a importância, o significado e a missão do seu Filho, Jesus Cristo”.
Confira a íntegra do artigo “Meu amigo, o herege”, do bispo Walter McAlister:
O ditado “amigos, amigos, negócios à parte” não tem nada, mas nada a ver com fé e prática cristã. O ditado geralmente explica como pessoas podem deixar de lado sua amizade e serem duras ou práticas, tratando uns aos outros como se nem amigos fossem. Desconto? Crédito? Brinde? Pode esquecer. Ser amigo nesta hora fica em segundo plano. O negócio é o negócio. Amizade se aplica a outras coisas.  Mas… e na teologia? A minha resposta pode parecer dura, mas tenho que dizer um não categórico.
Pois falar “amigos, amigos, doutrinas à parte” não é algo aceitável biblicamente. Podemos deixar as diferenças na porta e simplesmente afirmar amizade? Até certo ponto, creio que sim. Aliás, creio que seja absolutamente fundamental para a Igreja de Jesus Cristo superar as nossas diferenças periféricas (doutrinas de segunda e até terceira ordem) para nos concentrarmos naquilo que nos une.
Num território comum a nós todos, ou seja, sob o Senhorio de Jesus Cristo e com tudo que isso quer dizer, amizade tem que superar até diferenças bem incômodas. Formas de batismo (credobatismo ou pedobatismo; submerso ou aspergido), liturgia (moderno ou tradicional ou até salmodíaco), indumentária, escatologia… sim, até os arminianos e calvinistas precisam se entender e conviver em paz. Amizade que atravessa essas linhas, frequentemente traçadas com rixas profundas, é possível, necessária e cristã.
Mas vamos inverter a frase. Aqui vem o “X” da questão, hoje. “Amigos, amigos, heresia à parte”. Isso funciona? Não. E recorro a muitas evidências e muitos imperativos bíblicos para sustentar minha resposta, que pode parecer antipática para alguns.
Primeiro, entendamos a essência de uma heresia. Ela é uma postura que esvazia o poder da cruz e, consequentemente, desvirtua a fé para algo que não salva, não dá vida e não nos mantém em relacionamento com o Deus vivo. Sério, não? Não tenha dúvida: seriíssimo. E grave.
Se tirarmos a imutabilidade de Deus da equação, descontruímos o Evangelho. Se não afirmamos a exclusividade de Cristo como o único caminho para a salvação, esvaziamos a sua mensagem e o próprio propósito das Escrituras. Se eliminarmos a possibilidade da ressurreição física – no tempo e no espaço, fazemos da esperança cristã uma ficção. Se distorcermos a encarnação de Jesus Cristo, compreendendo-a como menos divino ou menos humano, arrancamos a alma da proclamação do Evangelho.
Esses são apenas poucos exemplos de heresias que já assolaram a Igreja ao longo da nossa História e que, calamitosamente, estão voltando à cena atual por meio de pessoas simpáticas, carismáticas e, em muitos casos, “amigas”. Então, o que diz a Bíblia sobre os nossos “amigos”? Preparado para entrar de cabeça nas Escrituras? Então que diga não mais eu, mas o Senhor:
Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! (Gl 1.6-9)
O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente. (2 Co 11.3,4)
Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade. Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.(2 Tm 2.15-19)
Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos… Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. (Fp 3.2,17-19)
Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento. Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai. (1 Jo 2.18-23)
Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro. De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas. Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo: Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém. (1 Tm 6.3-17)
De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça… (2 Tm 3.12-16)
Podemos tirar aprendizados bem práticos das passagens acima:
1. Piedade e sã doutrina andam de modo inseparável. Não há como ser de Deus e não defender a sua verdade revelada nas Escrituras.
2. Deturpar o Evangelho é uma forma de iniquidade, e é abominável, anátema, condenável à perdição eterna.
3. Quem faz isso (especialmente os que se intitulam líderes na Igreja) constituem-se contra Cristo e, consequentemente, são “anticristos”. Fugir da iniquidade é o mesmo que fugir da heresia. Fugir da heresia compreende desmascarar hereges, uma vez que sejam identificados.
A conclusão é que é impossível amar a Deus e ser “amigo” de quem distorce a importância, o significado e a missão do seu Filho, Jesus Cristo. Não devemos jamais esquecer o amor pelo ser humano que erra, isso é evidente, mas jamais podemos aceitar seus ensinos errados por causa disso.
Historicamente, alguns dos hereges da Igreja foram reputados como pessoas simpáticas e, aparentemente, boníssimas: Ário, Pelágio e até Rudolf Bultmann (um dos pais do liberalismo moderno). Um dos meus antigos professores de seminário estudou com Bultmann na Alemanha e me disse que nunca conheceu uma pessoa mais agradável e gentil. Só que essa gentileza era a fachada de um inimigo da fé.
Não, não posso ser amigo de quem depõe contra tudo que tenho por sagrado. É duro dizer isso, mas “heresia é heresia, amizades à parte”.

Após protestos de ativistas gays, Avon retira livros do pastor Silas Malafaia de seu catálogo

Após protestos de ativistas gays, Avon retira livros do pastor Silas Malafaia de seu catálogo
Após a criação de umapetição pública por parte de ativistas gays, a empresa de cosméticos Avon resolveu tirar de seu catálogo os livros do pastor Silas Malafaia.
Os títulos, publicados pela editora Central Gospel, eram oferecidos no material que a empresa envia para suas revendedoras. Entre os títulos do pastor que eram vendidos pela Avon, estava o livro “A estratégia: o plano dos homossexuais para transformar a
O abaixo-assinado promovido pelos ativistas gays foi promovido nas redes sociais e acompanhado de protestos nestes mesmos canais, segundo informações do site A Capa.
O pastor Silas Malafaia chegou a declarar que os ativistas gays estavam dando “tiro no pé”, por promovê-lo “com tamanha grandeza”.
Inicialmente a empresa havia se negado a retirar os livros do pastor Silas Malafaia de seu catálogo, e chegou a publicar uma nota em sua página no Facebook, afirmando que tinha “como um de seus mais importantes pilares o respeito à diversidade, em todos os seus aspectos”, e garantia que o objetivo da empresa era “atender de forma ampla e democrática aos consumidores de mais de 100 países, oferecendo uma ampla variedade de cosméticos e outros produtos – entre eles os livros -, para atender à pluralidade de preferências, ideias e estilos de vida”.
Porém, com a dimensão dos protestos, a edição mais recente do catálogo “Moda e Casa”, enviado no dia 13/06 às revendedoras, não contem os títulos do pastor que tradicionalmente eram oferecidos nessa seção. A empresa não esclareceu se a retirada dos livros é definitiva ou provisória.

Vídeo polêmico da Igreja Universal diz que para namorar tem que ser dizimista. Assista na íntegra

Vídeo polêmico da Igreja Universal diz que para namorar tem que ser dizimista. Assista na íntegra
A Igreja Universal divulgou um vídeo ilustrativo para seus fiéis sobre a importância de ser dizimista.
O vídeo tem ligação com a filial da denominação em Americana, interior de São Paulo, e apresenta dois personagens, Paulo e Lucia, que se conhecem durante cultos da IURD e se tornam próximos. Quando Paulo demonstra interesse em namorar Lucia, também revela que recebeu aumento e que a primeira coisa a fazer será comprar um presente para a moça.
A orientação da Igreja Universal sobre os dízimos aparece nesse momento da narrativa, quando a personagem Lucia demonstra indignação com a atitude do pretendente. Ela afirma que a primeira coisa a ser feita com o dinheiro é dar o dízimo.
O personagem Paulo tenta se explicar, mas a garota se nega a ouvir as explicações e afirma que sem dízimo, não há namoro.
O vídeo repercutiu rapidamente na web, e internautas comentaram o vídeo com críticas, sátiras e elogios. No Genizah, o leitor Shepard ironizou: “Este vídeo deve ter sido criado para denegrir a imagem da Universal . Nunca que a garota ia pedir para ele dar o dízimo , como era para a Universal, ia mandar dar tudo , até o dinheiro do ingresso do cinema . Pedir dízimo é para os fracos , a Universal pede o ‘tudízimo’”.
Outro internauta, Jefferson Barros considera absurda a iniciativa: “Eu já vi coisas absurdas das ‘igrejas’ mas essa superou em tudo”.
Defendendo a didática da IURD, o internauta Ricardo Lipe afirma que “Embora o vídeo passa uma ideia mal editada, e os atores não são globais e nem ‘recordianos’. Fica a impressão de que é uma lógica banal do tipo: ‘não namore se não for dizimista!’. Mas quem tem sensibilidade espiritual, percebe que o âmago da mensagem é: se você não é fiel nem a Jesus por meio de algo tão básico, vai ser a mim?”, observa.
Assista abaixo ao vídeo “Escolha certa: dizimista”:

Cristãos fazem orações por ateu que pede na justiça para fazer um suicídio assistido

Cristãos fazem orações por ateu que pede na justiça para fazer um suicídio assistido
Depois de sofrer um AVC em 2006, o britânico Tony Nicklinson teve como consequência uma rara condição médica conhecida como “Síndrome do Encarceramento”, tendo perdido todas as capacidades de movimento, mas com seu cérebro continuando intacto.
Mesmo plenamente consciente, o britânico não consegue mais controlar ser corpo, que não responde a nenhuma ordem cerebral. Apenas seus olhos respondem aso estímulos cerebrais. Por isso Nicklinson começou a utilizar um sistema de alta tecnologia, que lê os movimentos de seus olhos, para se comunicar.
Através das breves mensagens do Twitter, o britânico se comunica com cerca de 15 mil seguidores na internet. E através da rede social, em seu perfil @TonyNicklinson, ele fala de seu desejo de fazer um suicido assistido.
Ele luta há anos na justiça para obter a permissão para programar sua própria morte, e no início deste ano, o pai de dois filhos e morador de Wiltshire, ganhou o direito de pedir a um tribunal que autorize um médico a ajudá-lo a acabar com a sua própria vida. Aguardando a decisão judicial, ele afirma que o derrame cerebral acabou com os seus sonhos e com a sua vontade de viver.
Entre as centenas de mensagens de apoio que ele recebe, surgiram cristãos que decidiram pedir que ele não se suicide. Muitos falam sobre o amor de Deus, e algumas pessoas dizem orar pela sua cura, enquanto outras o lembram de que ele não deve perder a esperança.
Em resposta a manifestação desse desejo, uma pessoa escreveu para Nicklinson: “Eu acredito em milagres e pedirei por você a Deus que vai curá-lo um dia. Deus te abençoe, Ele te ama muito…”, e uma outra disse: “Eu acho que você tem o direito de fazer o que deseja, mas eu gostaria que você soubesse quantos de nós realmente se importam”.
A resposta para esses apelos foi: “As pessoas querem saber se eu vou mudar de ideia por causa do Twitter, vamos ouvir o primeiro julgamento e talvez eu possa dizer”.
Em uma entrevista ao jornal The Independent, Nicklinson disse qual sua real opinião sobre o assunto e as mensagens que recebe. “Eu acredito que é um dos principais direitos de uma pessoa é o de ser capaz de determinar quando, onde e como acabar com a sua própria vida. Toda essa conversa sobre a vida ser um dom de Deus e que só ele pode decidir quando a vida de uma pessoa pode acabar é um lixo total. Não aceito que os outros tenham o direito de me dizer o que posso e o que não posso fazer por causa de uma fé que eu não tenho. Para o seu registro, eu sou ateu”, explicou.